Mudança de Rota

Um analista de TI insatisfeito que largou tudo para virar iogue, um publicitário frustrado que deixou uma grande multinacional para ser ator. Histórias de mudança de rumo de vida encantam. Mas por que é tão difícil fazer igual?

A percepção de que mudar dá trabalho assusta e há quem desista sem ao menos tentar. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino. Leva tempo. Se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber", diz Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental.

O primeiro desafio é se conhecer e entender de onde vem a insatisfação. "Muitas vezes, as pessoas estão incomodadas e não sabem o que querem, por isso é importante conhecer os talentos e paixões esquecidos", diz a coach Lella Sá, que já foi modelo internacional e hoje ajuda pessoas a encontrarem novos caminhos na vida.

O medo do risco costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto", pondera Heloísa.

Manuel Pernavia, 29, pode dizer que saiu completamente da sua zona de conforto. Ele deixou uma carreira de oito anos na área de TI em bancos e seguradoras para ser professor de ioga e viver em comunidade. "Moro numa casa sustentável compartilhada entre onze pessoas, com horta e uso de água da chuva." Após sofrer com crises de pânico, ele passou a praticar ioga. Com o tempo, virou professor e passou por uma transformação total. "Mudei meu padrão e passei a ter uma vida mais simples."

André deixou a carreira em banco para se tornar educador físico

Segundo Lella Sá, não existe momento certo para mudar. "A fase da vida não faz diferença. É importante a pessoa estar inquieta, aberta a se questionar e com vontade de se responsabilizar pela vida." Também não há fórmula mágica e nem ritmo certo. "Tem gente que faz em três meses e outras em 30 anos não conseguem."

O goiano Daniel Carneiro, 32, abandonou uma carreira em ascensão na área de marketing para ser ator. Formado em publicidade pela USP, ele gostava da profissão e foi longe dentro de uma multinacional. Mas, depois de um tempo, sentia que algo não fluía. Frustrado, pediu demissão. Foi quando uma amiga o convidou para ir ao Rio estudar teatro, sua paixão da adolescência. "A sensação foi que fiz um desvio de caminho e estava voltando. Pensei: Será que dá tempo?" Deu. Hoje, ele é um dos atores em cartaz no musical "Aquele Abraço", sobre a vida de Gilberto Gil.

"Quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", diz Gabriel Coelho, fundador do programa Empodere-se, um treinamento coletivo de busca da criatividade. Diante da dúvida, do medo e da dor, um bom antídoto, segundo ele, é encontrar um mentor. "É muito sadia a troca com alguém que te incentive. Na jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras."

Mas a mudança que traz um novo sentido para a vida não precisa vir da carreira. A empresária Martina Ondei, 42, precisou de um empurrão para realizar o sonho de surfar. Após uma decepção amorosa, ia à praia aos finais de semana para relaxar. Um dia, viu uma aula e decidiu que aquela era a hora. "Casei com o surfe. É minha meditação, onde esqueço de todas as preocupações e me concentro no meu contato com a natureza", diz.

De que tipo de mudança você precisa?

Faça o teste e descubra

1 Domingos, para você, são:

A

Tristes, porque a segunda está chegando

B

Empolgantes, porque mais uma semana vai começar!

C

Eu não penso muito sobre isso, apenas curto o meu dia

2 Os expedientes costumam ser:

A

Normais, afinal não tem muito o que mudar

B

Arrastados, contando os minutos para acabar

C

Uma loucura!
Mal percebo e o dia já passou!

3 Com qual afirmação você se identifica mais?

A

Eu amo o meu trabalho, vivo por ele!

B

Meu trabalho é apenas uma forma de me proporcionar dinheiro para curtir a vida

C

Eu gostaria de encontrar realização profissional, mas não sei como

4 Na internet, você:

A

Pesquisa sobre mudança de vida e de carreira, histórias de pessoas que largaram tudo e textos motivacionais

B

Procura maneiras de se tornar mais produtivo e desenvolver suas habilidades como profissional

C

Lê notícias, vê suas redes sociais e o que der vontade na hora.

5 Se um gênio da lâmpada oferecesse para você uma dessas alternativas, qual você escolheria:

A

Uma carreira em que eu me sinta realizado e bem remunerado

B

Um mês a mais de férias por ano

C

Um dia de 36 horas!

Resultado

Pare de esperar um milagre

Você está claramente infeliz com a sua situação atual, mas está esperando que algo externo aconteça para mudar a sua situação. Está na hora de entender que a sua vida muda apenas quando você muda. A carreira dos sonhos não irá cair no seu colo, como num passe de mágica. Busque autoconhecimento e as ferramentas necessárias para construir o seu caminho. A mudança de que você precisa é a mudança de atitude.

De Workaholic a Workalover

Você vive para o seu trabalho, faz horas extras constantemente e vê o seu futuro profissional claramente. Já parou para pensar que um dia você pode olhar para trás e perceber que não viveu? Talvez você precise desacelerar um pouco! Ninguém aqui está dizendo que você deve deixar de amar o seu trabalho, mas é preciso ter cuidado para que a sua carreira não se torne uma fuga da sua vida. Se você sente que falta tempo para fazer tudo o que gostaria, está na hora de se organizar melhor e criar o tempo de que você precisa.

É possível ter tudo

Talvez você separe a sua vida em compartimentos: vida pessoal é uma coisa; vida profissional é outra. E provavelmente você acredita que não é possível ter realização em ambas. Já parou para pensar no por quê disso? Talvez a mudança de que você precise é entender que não é possível dividir a sua vida - ela é apenas uma e você merece ser feliz por completo. Então que tal buscar esse sentimento em todos os aspectos?

Teste elaborado pelo psiquiatra, palestrante e autor de best-sellers Roberto Shinyashiki