Topo

4 razões para comemorar e 4 para lamentar o fim do horário de verão

Do UOL, no Rio

20/02/2016 06h00

Neste sábado (20) chega ao fim o horário de verão. A partir da 0h, os relógios deverão ser atrasados em uma hora para alegria de parte da população e tristeza de outros tantos.

Com a medida, Rio Grande do SulSanta CatarinaParanáSão PauloRio de JaneiroEspírito SantoMinas GeraisGoiásMato GrossoMato Grosso do Sul e o Distrito Federal deverão atrasar os relógios – no Norte e Nordeste, o horário permaneceu o mesmo.

Defendida pelo governo como forma de aliviar a demanda por energia, a medida é aplicada, apesar de algumas interrupções, desde 1931, e virou lei a partir de 2008.

Abaixo listamos quatro razões para comemorar o fim do horário de verão e outras quatro para sentir saudade. Você tem mais? Deixe uma mensagem nos comentários.

Para comemorar o término

  • Daniel Jedzura/Getty Images

    Uma hora a mais de sono

    Chega de brigar com o despertador na hora de levantar da cama e ter de acordar com as galinhas. Ao menos neste domingo haverá uma hora a mais de sono.

  • Carlos Pupo/Estadão Conteúdo

    É de manhã? Chega de sair de casa no escuro

    O horário de verão significa uma hora a mais de sol no fim do expediente, mas também representa uma hora a menos de luz natural no começo do dia. Isso atinge em especial quem precisa levantar cedo e, muitas vezes, se vê saindo de casa ainda no escuro e até com a lua ainda no céu.

  • Getty Images/iStockphoto

    Relógio biológico pode finalmente entrar nos eixos

    Com o aumento de tempo de luz natural o corpo, entende que há mais dia pela frente e o horário biológico acaba desregulado. Dormir e jantar cedo, por exemplo, tornam-se desafios, aumentando a sensação de cansaço no dia seguinte.

  • Shutterstock

    Menos confusão na diferença de horários nos Estados

    Enquanto Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal adiantam os relógios no horário de verão, os Estados do Norte e Nordeste não aderem à mudança. Com isso, voos, viagens e a programação local de televisão criam confusão. Os moradores dos locais sem horário de verão ficam "atrasados" em relação ao que o resto do país está assistindo.

Para sentir saudade do horário de verão

  • Alessandro Buzas/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

    Sol, sol, sol

    O horário de verão significa uma hora a mais de luz natural todos os dias. Para o governo, uma forma de economizar energia; para a população, mais tempo para aproveitar o dia e pelo menos ter a sensação de que se chega cedo do trabalho.

  • Arte/UOL

    Economia na conta de luz

    Mais tempo de luz natural também significa menos tempo com a luz acesa, o que acaba se traduzindo em economia na conta de luz no final do mês.

  • Li Zhongfei/GettyImages

    Mais tempo para se exercitar

    A luz do dia também acaba sendo um convite para as pessoas se exercitarem mais, ou seja parques e praias ficam lotados ao fim da tarde e mesmo no começo da noite.

  • Antonio Rodrigues

    Happy hour

    Ninguém precisa abandonar o happy hour só porque terminou o horário de verão, mas facilitava esticar um pouco mais o tempo na rua ao ver o sol ainda lá fora ao sair do escritório.