Topo

Chuva causa destruição em Alagoas; uma pessoa está desaparecida

Carlos Madeiro

Especial para o UOL Notícias<br>Em Alagoas

18/06/2010 20h16

A chuva forte causou destruição em Alagoas, atingindo oito municípios do Estado na tarde desta sexta-feira (18). Segundo a Defesa Civil estadual, 870 famílias estão desabrigadas em cinco cidades, 6.350 estão desalojadas em União dos Palmares e uma pessoa está desaparecida.

Na região norte do Estado, chove forte desde a noite desta quinta-feira. Ainda segundo a Defesa Civil, pelo menos 20 casas desmoronaram e outras dezenas estão ameaçadas. Dezenas de ruas estão alagadas e diversos pontos das cidades sofrem com a falta de energia e falta de sinal de telefonia.

Segundo o tenente Rômulo Guedes, da Defesa Civil Estadual, os números ainda devem crescer. “Temos dados mais precisos apenas em União dos Palmares, onde a Defesa Civil municipal está bem estruturada. Esses números devem crescer ao passar das horas, pois estamos com todas as equipes nas ruas”, afirmou.

O incidente mais grave ocorreu em Joaquim Gomes, onde Djavan Soares, 18, foi levado pela correnteza do rio Camaragibe, ainda pela manhã, quando estava em cima de uma ponte inundada na área urbana da cidade. O Corpo de Bombeiros iniciou busca para localizá-lo. O município pretende decretar situação de calamidade imediatamente. Três casas desmoronaram e 80 famílias estão desabrigadas.

O km 25 da BR 101, a principal do Estado, foi interditado porque a água do rio Camaragibe cobriu a pista. O trânsito entre Pernambuco e Alagoas é desviado pela BR 104, que também enfrenta interdição parcial no km 27, altura do município de União dos Palmares, onde houve uma queda de barreira.

Em Santana do Mundaú, a ponte que dá acesso ao município desabou, e a população ficou ilhada. O Corpo de Bombeiros enviou um helicóptero ao local para resgatar as pessoas que não tiveram como deixar suas casas. Ruas foram alagadas. Já em Jacuípe, a falta energia atinge todo o município e o sinal de telefonia foi afetado com a chuva.

A situação também é crítica em São José da Laje, onde o rio Canhoto transbordou e inundou a principal via de acesso ao município. Segundo os comerciantes, no centro da cidade a água chega a ultrapassar um metro dentro das lojas. O comércio ficou fechado durante toda a tarde.