Topo

Avião da Ocean Air cai na baía da Guanabara, no Rio de Janeiro; 36 voo foram cancelados

Avião da Ocean Air cai na baía da Guanabara, no Rio de Janeiro; VEJA FOTOS DO ACIDENTE - Wagner Meier/foto Arena/AEa
Avião da Ocean Air cai na baía da Guanabara, no Rio de Janeiro; VEJA FOTOS DO ACIDENTE Imagem: Wagner Meier/foto Arena/AEa

Do UOL Notícias*<br> Em São Paulo

12/08/2010 10h05Atualizada em 12/08/2010 14h55

Um avião comercial de pequeno porte da empresa Ocean Air, que pertence ao grupo Avianca, caiu na manhã desta quinta-feira (12) na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, após sair da pista do aeroporto Santos Dumont. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que administra os aeroportos do país, informou que o acidente aconteceu às 9h33, no momento do pouso da aeronave, cujo prefixo é PTLXO.

O aeroporto Santos Dumont chegou a ser fechado para pousos e decolagens, mas às 10h31 as operações foram normalizadas. No momento, está sendo utilizada a pista auxiliar. De acordo com a Infraero, até as 13h55, das 86 partidas programadas para o Santos Dumont, 15 foram canceladas e 17 atrasaram. Das 80 chegadas previstas, 21 foram canceladas e 12 estavam atrasadas. Os voos que partem do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o Rio estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão).

Avião que caiu no Rio
levaria Xuxa para Recife

  • Segundo a assessoria de imprensa da apresentadora Xuxa Meneghel, o avião que caiu na baía de Guanabara na manhã desta quinta-feira (12) levaria a artista para a cidade de Recife, onde ela vai participar do evento Monange Dream Fashion Tour.

Os bombeiros estão no local para retirar o avião, que está nas águas da baía. De acordo com a corporação, as três pessoas que estavam na aeronave --o piloto, o copiloto e um funcionário da Ocean Air-- já foram resgatadas e passam bem. Um catamarã que passava pelo local parou para ajudar a socorrer as vítimas. 

A perícia será feita pela Aeronáutica e a investigação, pelo Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Ministério da Defesa).

As primeiras informações são de que logo após a decolagem no Santos Dumont, o avião teve uma pane elétrica e precisou voltar. Na hora de pousar, perdeu o freio e caiu na água. Especulou-se também que um pneu do avião estourou na hora daaterrissagem, mas a informação não foi confirmada. A Ocean Air informou em nota à imprensa que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente e disse que o avião "deslizou na pista quando pousava" e caiu em baixa altitude nas águas da baía.

O representante comercial Romeu Chiappetta foi um dos passageiros prejudicados pelos atrasos. Ele voaria do Rio de Janeiro para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para pegar às 15h um voo para a Argentina, no aeroporto de Guarulhos (SP). "Estou aqui desde 7h e agora não sei o que fazer", disse ele, que teme perder o voo internacional. A companhia informou que está tentando achar uma solução para o caso dele.

Segundo informações do microblog Twitter da Associação Nacional dos Empregados da Infraero (Anei), que reúne as informações da Infraero, o avião é um jato Learjet, que decolou do Aeroporto Santos Dumont em direção ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (Tom Jobim).

Veja imagens do acidente

"O Learjet decolou do SDU para o GIG, retornou ao SDU por motivo ainda desconhecido e no toque foi visto fumaça no trem de pouso traseiro", disse a associação, que afirmou ainda que as vítimas receberam os primeiros atendimentos no posto de primeiros socorros do aeroporto.

Moradores viram o acidente
O auxiliar de manutenção Elio Roberto Xavier, 40, estava na cobertura do prédio onde trabalha, na rua Santa Luzia (Centro), quando viu o avião se aproximando do aeroporto. "O avião veio vindo, bateu na pista e caiu na água. Ele estava muito rápido. Aí, veio um barco e empurrou  o avião para as pedras", contou. "Foi o pessoal do barco que ajudou as pessoas que estavam no avião, porque o pessoal do aeroporto demorou muito para chegar".

Em seguida ao acidente, internautas relataram no Twitter que viram a queda do avião. "Gente... Bizarro... Aula de medicina legal, o professor olha pela janela e fala 'gente, tem um avião caindo'. Caiu na água", contou a internauta Maíra Souza. "Achei que ele estava pirando de vez, né? Mas não... Quando eu fui olhar.. Um avião caiu na baía de Guanabara, na frente da minha faculdade. Tô chocada".

A internauta Anilska Lira também flagrou o acidente. "Acabei de ver um avião caindo na baía de Guanabara. Eu estava na barca e deu pra ver parte do resgate", escreveu.


* Com informações de Daniel Milazzo, no Rio de Janeiro, e Fabiana Uchinaka, em São Paulo.