Cremesp e Santa Casa abrem sindicância no caso da adolescente que teria recebido vaselina na veia

Arthur Guimarães
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

  • Lalo de Almeida/Folhapress

    Fachada do prédio da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo (SP)

    Fachada do prédio da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo (SP)

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informaram nesta segunda-feira (6) que abriram sindicância para apurar as responsabilidades pela morte de Stephane dos Santos Teixeira, garota de 12 anos que teria recebido vaselina em vez de soro ao ser internada com dores abdominais, vômitos e diarreia no sábado (4).
 
A adolescente deu entrada inicialmente no hospital municipal São Luiz Gonzaga, na zona norte. Posteriormente, ela foi encaminhada para o hospital Santa Casa, em Santa Cecília, onde morreu. Ambas as unidades são administradas pela Irmandade.
 
Na nota, a entidade se diz "consternada" e se solidariza com a família da jovem. "Após tomar ciência do ocorrido, foram instauradas, em caráter imediato, sindicâncias internas para apuração dos fatos", diz a nota. Segundo Irmandade, "os profissionais envolvidos no atendimento da paciente permanecem afastados até a conclusão das apurações".
 
O Cremesp também abriu hoje uma sindicância para saber em que contexto ocorreu a morte da jovem. Uma junta médica deverá solicitar documentações, colher depoimentos e fazer visitas para saber quem efetivamente teria errado a medicação. Em média, esse tipo de investigação dura seis meses.

Inquérito
A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso. Segundo depoimento do pai da garota, que registrou um boletim de ocorrência no 77º Distrito Policial de Santa Cecília, no centro da capital paulista, ela teria sido medicada incorretamente por volta da meia-noite de sábado.

O pai de Stephane, um operador de máquina de 36 anos, foi até a delegacia e disse que sua filha havia sido internada por volta das 15h de sexta-feira com dores abdominais, diarreia e vômito.

De acordo com a ficha de evolução clínica da menina, foi ministrada uma solução de vaselina líquida na corrente sanguínea dela, o que agravou seu estado de saúde.

O caso foi registrado como homicídio culposo e foi encaminhado ao 73º DP do Jaçanã, que conduz as investigações.

* Com informações da Agência Estado

Últimas de Notícias

Ver mais notícias
 

Shopping UOL