Topo

Adoção: número de interessados é seis vezes maior do que o de jovens

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

18/04/2011 10h54

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta segunda-feira (18) dados sobre a adoção no Brasil, através de um levantamento realizado pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Hoje, são 4.427 os jovens aptos a serem adotados, para uma lista de espera composta por 26.694 pretendentes – número de interessados mais de seis vezes maior em relação aos disponíveis para adoção. O principal problema apontado pelo relatório, no entanto, é o desinteresse na adoção de jovens que possuam irmãos.

O relatório do CNA aponta que mais de 80% dos pretendentes à adoção não aceitariam adotar jovens que tenham irmãos. A maior parte das crianças e adolescentes que hoje estão na fila para serem adotados, entretanto, estão exatamente nesta situação: mais de 75% deles possuem irmãos, sendo 31,15% com irmãos inscritos neste mesmo programa.

Os números do CNA também mapeiam o perfil que os pretendentes procuram. Segundo o relatório, 10.129 optaram somente pela adoção de crianças brancas, com 1.574 optando apenas pela adoção de crianças pardas. Negros, amarelos e indígenas apresentam, respectivamente, 579, 345 e 343 candidatos. Já 8.334 interessados são indiferentes à raça. Quanto ao gênero, 15.632 interessados se manifestam indiferentes em adotar um menino ou uma menina.

O CNA, criado em 2008, é um cadastro criado para mapear informações de todos os tribunais do país. Tem o objetivo de agilizar todo o processo de adoção, através da padronização das informações de cadastro. A ferramenta possibilita que um pretendente adote crianças ou adolescentes em todo Brasil através de uma única inscrição.