Topo

Laudo aponta morte por asfixia de casal de namorados em pousada de MG

Rayder Bragon <br> Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

19/04/2011 09h43

Laudo de necropsia do IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte (MG) apontou que Gustavo Lage Caldeira Ribeiro, 23, e Alessandra Paolinelli de Barros, 22, morreram asfixiados por monóxido de carbono. O casal de namorados foi encontrado morto em quarto de uma pousada na cidade de Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 17 de março deste ano.

Parecer preliminar feito à época havia constatado alta dosagem de monóxido de carbono no sangue das vítimas, o que levantou a suspeita de queima de lenha na lareira do aposento.

O Instituto de Criminalística da Polícia Civil deve apresentar nos próximos dias relatório de análise sobre a condição geral de construção e funcionamento da lareira e do imóvel.  Peritos também vão concluir resultado sobre a lenha encontrada no equipamento e sobre a reconstituição geral do cenário encontrado pelos policiais após as mortes.

O caso

O casal havia se hospedado no local, dois dias antes, para comemorar um ano de namoro. Sem contato, a família acionou a polícia. Após rastreamento de mensagens postadas no Facebook, policiais conseguiram localizar o paradeiro dos jovens. Não foram encontradas marcas de violência nos corpos nem sinais de arrombamento no quarto.

Durante o curso das investigações, várias pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil. Entre elas, o dono da pousada. Ele afirmou que as lareiras do estabelecimento sempre foram alvo de constante inspeção.

Versões aventadas sugeriam que o casal fora vítima de envenenamento. Taças com resto de vinho encontradas no quarto foram analisadas e a polícia ainda procurou por drogas no recinto, além de vestígios de que outras pessoas tenham frequentado o local. Amigos do casal descartaram problemas de relacionamento entre os jovens. 

O episódio suscitou a confecção de cartilhas, pelo governo do Estado, para orientar hospedes e turistas sobre o manuseio correto de lareiras.