Topo

Após afirmação de assessor, ministério e Infraero negam que aeroporto de Natal não ficará pronto para Copa

Aliny Gama<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Maceió

05/07/2011 20h24

Após o assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, afirmar nesta terça-feira (5) que o aeroporto de Natal (RN) não ficaria pronto para a Copa do Mundo de 2014, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) e o próprio ministério negaram a informação.  

Gomyde deu a informação durante o 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que acontece em Brasília. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da pasta disse, inicialmente, que os dados eram da Infraero, mas corrigiu a informação e afirmou, mais tarde, que o assessor “usou dado desatualizado durante apresentação (...), o que o levou a cometer uma avaliação equivocada acerca do término das obras do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, [na região metropolitana] de Natal”.

Segundo a Infraero, a construção do novo aeroporto do Rio Grande do Norte está ocorrendo para atender a demanda do fluxo de passageiros durante a Copa e está dentro dos prazos. De acordo com o ministério, “o governo federal trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014, antes da realização do Mundial.”

A primeira parte do projeto de construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será de responsabilidade da Infraero. Já a segunda, que consiste na construção da infraestrutura, com o terminal de passageiros, e na concessão do aeroporto, será executada pela iniciativa privada.

Segundo a Infraero, está marcado para o próximo dia 19 um leilão, que será conduzido pela Agência Nacional de Aviação (Anac), para escolher a empresa que vai executar a segunda parte do projeto.

A construção da pista de pouso, do pátio e do sistema de navegação aérea está sendo executada por meio de convênio entre a Infraero e o Exército Brasileiro e vai custar R$ 174,44 milhões. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Nos próximos dias estaremos abrindo o edital de licitação para que as empresas da iniciativa privada entrem na concorrência. As nossas obras estão ocorrendo dentro do prazo e estaremos finalizando o primeiro semestre do próximo ano. Mas isso não significa que a segunda parte não inicie em paralelo, pois a sua execução não depende da nossa finalização”, afirmou o superintendente da Infraero na região Nordeste, Fernando Nicácio da Cunha.

Outro aeroporto na capital

A Infraero ressalta ainda que o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado na capital potiguar, está sendo reformado desde fevereiro e as obras são uma preparação para atender a demanda da Copa. A obra está orçada em R$ 16,4 milhões e está prevista para ser finalizada em janeiro de 2012.

As melhorias planejadas para o aeroporto são: ampliação das salas de embarque e desembarque doméstico e internacional; aumento das áreas públicas para circulação dos passageiros; criação de dez novos balcões de check-in; nova entrada da sala de embarque; adequação das áreas comerciais; recuperação da estrutura metálica; substituição do sistema termoacústico do saguão; substituição do sistema de ar-condicionado, além da modernização de vários sistemas eletrônicos de monitoramento interno.

Para Cunha, o aeroporto internacional dividirá o fluxo e estará pronto para receber todos os passageiros, caso ocorra algum atraso na entrega do aeroporto de São Gonçalo. “Não estamos trabalhando com atraso, mas mesmo assim, se ocorrer algum problema, o nosso atual aeroporto [Augusto Severo] está apto a receber o fluxo de passageiros no período da Copa”, finalizou.

Segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em abril, nove dos 13 aeroportos que receberão investimentos para a Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontos para o torneio.