Topo

Atropelamentos e acidentes com motos são principais causas de internação por trauma no HC-USP, diz pesquisa

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

19/07/2011 15h06

Os atropelamentos e os acidentes com motocicletas são as principais causas de internação por traumas no serviço de cirurgia de emergência e trauma do pronto-socorro do Instituto Central do HC (Hospital das Clínicas) da USP (Universidade de São Paulo). A informação consta de um estudo feito pelo HC, ligado à secretaria de Estado da Saúde, e foi divulgado nesta terça-feira (19).

De acordo com o estudo --feito a partir de dados de 2010 --, as vítimas de atropelamentos representaram 20,5% das internações por traumas na instituição, à frente dos 19,5% de acidentados por motocicletas. A maioria das vítimas são homens, tanto nos casos de atropelamentos (62,9%) quanto e nos de acidentados com motos (89,3%).

Faixa etária

A maioria das vítimas de até 16 anos que foram internadas, apontou a pesquisa, foi por atropelamentos (30%), além de acidentes com motos (5%).

Entre os acidentados de 17 a 30 anos, 39% das internações foram por acidentes de moto e 21% por atropelamento. De 31 a 45 anos, 21% se referem a atropelamento e 17% por acidente de moto. Na faixa etária de 46 a 60 anos, 22% das internações foram por atropelamento e 5% por motos. Entre aqueles com mais de 60 anos, 23% dos acidentes foram por atropelamentos, contra 1% de acidentados com motocicletas.

Em nota, o professor do departamento de cirurgia do HC, Fernando Leitão, destacou que o número elevado de internações por trauma, “além de onerar todo o sistema de saúde, traz um comprometimento social e da esfera trabalhista”, disse.

Ao todo, no serviço de cirurgia de emergência e trauma, 43% dos pacientes atendidos possuíam algum tipo de trauma. Dentre esse percentual, 11% necessitaram de internação.