Topo

Jovem entra em coma sob suspeita de tomar anabolizantes de cavalos para ganhar músculos

Dimitri do Valle<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Curitiba

07/10/2011 12h19Atualizada em 07/10/2011 13h03

Um jovem de 18 anos no Paraná entrou em estado de coma e corre risco de morte por suspeita de ter consumido anabolizantes para cavalos e medicamentos receitados a deficientes físicos com o objetivo de ganhar musculatura.

O estudante João Paulo dos Santos perdeu os sentidos na quarta-feira (5) no município de Bela Vista do Paraíso (456 km de Curitiba), onde mora com os pais, e foi encaminhado ao Hospital Universitário de Londrina, onde está internado com trombose cerebral.

A assessoria de imprensa do hospital informou ao UOL Notícias que não iria entrar em detalhes sobre a causa que levou o paciente ao hospital. A assessoria informou que o paciente teve de ser sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

Como os leitos de UTI do hospital estão todos ocupados, Santos está sen do assistido na própria ala de emergência. Segundo a assessoria, essa unidade do HU tem condições de ser adaptada para funcionar com todos os equipamentos da unidade de tratamento intensivo.

Uma tia de Santos confirmou à reportagem que ele havia comentado, antes de entrar em coma, que havia consumido substâncias proibidas para ganhar músculos.

A dona de casa Miriam Paulino Messias disse que o jovem começou a se queixar de dores de cabeça uma semana antes de entrar em estado grave. Ele chegou a fazer consultas médicas em Londrina, onde mora a namorada, mas, segundo a tia, não disse aos médicos que consumia remédios para animais. O rapaz passou por uma sessão de raio-x e foi liberado para voltar para casa.

De acordo com a tia, o jovem disse que a dor de cabeça deveria estar associada a uma sinusite ou ao nascimento de um dente. Nesta semana, quando o rapaz voltou ao ambulatório, já em estado grave, ele quebrou o silência e confirmou que estava ingerindo remédios proibidos para o propósito que havia planejado, relatou a tia dele. "Quando ele ficou bem ruim, é que ele contou que estava tomando remédio para ficar musculoso. Des cobriram aqui no ambulatório [de Bela Vista do Paraíso] antes de ser transferido para Londrina", disse.