Para católicos, hoje é o dia certo para montar a árvore de Natal

Andressa Rovani
Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    O clima natalino não tem data para chegar. Mas, para os católicos, hoje começa o Advento: período de preparação para o Natal

    O clima natalino não tem data para chegar. Mas, para os católicos, hoje começa o Advento: período de preparação para o Natal

O clima natalino não tem momento exato para chegar. Mas, para quem segue a tradição católica, a data certa para preparar a árvore é hoje,  27. O dia marca o início do Advento, período litúrgico de preparação dos católicos para o Natal.

De acordo com Fábio Fernandes, padre auxiliar da Catedral da Sé, em São Paulo, a montagem dos símbolos natalinos abre as quatro semanas dedicadas à reflexão e à espera pelo nascimento do menino Jesus.

"A árvore como símbolo do Natal nasceu no norte da Europa, quando, no inverno rigoroso da região, só o espruce (ou abeto) resistia verde", conta o padre Hernaldo Pinto Farias, assessor para a liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "As pessoas passaram a ligar a árvore que não sucumbia ao frio à esperança cristã e passaram a colocá-la dentro das casas, dando início ao costume", explica Farias. E sabe por que se usa uma estrela no alto do pinheiro? Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus, diz Farias.

A montagem da árvore é um bom momento para ser dedicado à família, segundo Fernandes. Ele recomenda, ainda, que o presépio seja montado na mesma ocasião e que a atividade abra espaço para a reflexão sobre o sentido do Natal. "Hoje, a árvore tem um papel mais social do que religioso. Mas, ao reunir as crianças para montá-la, os pais podem aproveitar para explicar o significado do Natal", indica.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos