Com piadas, Tiririca preside audiência pública pela 1ª vez na Câmara
Maurício Savarese
Do UOL Notícias, em Brasília
“E o palhaço o que é?” Ao menos nesta quinta-feira (8), há duas respostas. A primeira: é o tema de uma audiência pública na comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados. A segunda: é presidente desse encontro, com o ex-profissional circense e atual parlamentar Tiririca (PR-SP).
Foi a primeira oportunidade em que ele falou longamente na Câmara desde que tomou posse, após de ter sido eleito com mais de 1 milhão de votos em 2010 –neste ano, ele não subiu à tribuna nenhuma vez. Ele presidiu a sessão no lugar de Fátima Bezerra (PT-RN).
Confira trechos da participação de Tiririca na comissão
Em novembro, Tiririca (PR-SP) presidiu, em São Paulo, uma audiência pública também sobre a questão do circo.
No encontro de hoje, em Brasília, convocado por ele para debater a concessão de alvarás a circos, Tiririca discorreu sobre sua trajetória, ganhou afagos e se permitiu fazer algumas piadas que, se não arrancaram gargalhadas de cerca de 80 pessoas presentes, serviram para descontrair.
Tiririca admitiu ainda que os deputados “trabalham muito e produzem pouco”. Teve auxílio de um assessor da Câmara e cedeu prioridade às mulheres, por cavalheirismo não previsto pelo regimento interno.
Beirando a falta de decoro parlamentar –chamou o amigo deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) de “cara de joelho” e ironizou um convidado de sobrenome Kornowski–, Tiririca só foi ácido contra o Cirque du Soleil. “Não devemos nada a esse circo aí. Tem muito brasileiro nesse circo.”
Tiririca ameaçou criticar os colegas menos próximos. Mas desistiu no meio do caminho. “Para eles [deputados], esse palhaço vinha fazer palhaçada. Realmente eu faço. Mas não, não faço. Tem a quebra de decoro”, afirmou, para depois emendar, citando colegas de quem ficou mais próximo. “A gente brinca para caramba.”
Bandeira
Ao assumir o mandato, Tiririca disse que lutaria pelos circos, estimados em 3.000 em todo o país pela associação do setor. O deputado mais votado das últimas eleições admitiu que depois da vitória se escondeu do assédio em Guararema, no interior paulista, e que teve dificuldades no início do mandato. “Nos primeiros três meses eu estava estressado”, disse. “Eu estou me adaptando.”
Ele repetiu que ainda não sabe se disputará outro mandato. Mas já sabe o que um deputado faz, ao contrário do que sinalizou no início do horário eleitoral gratuito.
“Eu realmente sei o que um deputado faz. Trabalha muito e produz pouco. O regime da Casa é engessado. Dentro do regime é complicado. Hoje estou dando baile, aprendendo para caramba. Mas foi mais difícil”, disse.
Apesar de uma representante do setor ter afirmado que “2011 foi um ano perdido para o circo”, ele se comprometeu a continuar na defesa da bandeira.
“Para mim, o circo é tudo na minha vida. É minha educação, minha vivência. Comecei com oito anos. Um artista de circo tem de fazer quase tudo. Fui trapezista, malabarista, fiz saltos mortais, fui mágico e me firmei palhaço. Mas eu achei palhaço legal porque ficava no chão, sem risco nenhum”, contou. “Eu deixei o circo, mas o circo não me deixou.”
Ao longo de mais de três horas de audiência, Tiririca não usou nenhuma vez o costumeiro “vossa excelência”, com o qual os deputados costumam começar suas frases. E não escondeu sua empolgação com o momento. “Você não sabe o quanto eu estou feliz de ser chamado de presidente”, disse a um colega. No fim da audiência, foi além: “Como presidente, encerro os trabalhos desta sessão. Eeeee. Aííí, garoto”, concluiu.
Novas audiências devem ser realizadas em 2012 para tratar do assunto. Tiririca ainda não programou sua primeira subida à tribuna da Câmara.
Últimas de Notícias
Ver mais notíciasSSP registra nove homicídios em Salvador e RMS
Ministra destaca coragem de Xuxa ao revelar abuso
Terremoto de 5,9 graus na Bulgária deixa 100 feridos
Justiça determina 60% da frota de ônibus em caso de greve dos rodoviários
UOL Televisão: O Wilson da série "House" é interpretado por Robert Sean Leonard
Diferentemente do que foi escrito na matéria Fiel a seus princípios, House termina série nos Estados Unidos sem se...
Marta rouba cena durante homenagem a Lula em São Paulo
IPCA-15 sobe 0,51% em maio e acumula alta de 5,05% em 12 meses
SãO PAULO, 22 Mai (Reuters) - O índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -considerado uma prévia da...
Policiais egípcios são condenados por matar manifestantes
Cairo, 22 mai (EFE).- Um tribunal penal egípcio condenou nesta terça-feira cinco policiais a dez anos de prisão após...
Meta de déficit da França para 2013 é "desafio"--OCDE
PARIS, 22 Mai (Reuters) - A França irá atingir suas metas de déficit público, apesar de o compromisso do novo...
Colômbia vai intensificar ofensiva contra as FARC, avisa presidente
Presidente do Salgueiro confia na equipe e descarta Bala
Consumidor precisa fiscalizar para garantir a redução do preço
Até R$ 4,2 mil/ES: Câmara de Anchieta prorroga inscrições para 18 ofertas
Somália: AMISOM lança ataque em zona estratégica de Afgoye
MOGADÍSCIO, 22 Mai 2012 (AFP) -A força da União Africana (UA) na Somália anunciou nesta terça-feira ter lançado um ataque na...


