Topo

Parapentista fica preso em árvore durante três horas em Santa Catarina

Léo Pereira

Do UOL Notícias, em Florianópolis

27/12/2011 22h46

Um jovem de 28 anos ficou enroscado na copa de uma árvore depois de sofrer um acidente quando voava de parapente pela região que fica entre o limite de Capinzal e Campos Novos (a aproximadamente 400 km de Florianópolis). Ele levou três horas até ser resgatado pelos bombeiros.

O técnico em telecomunicações F.M. (que pediu para só serem usadas suas iniciais), que pratica voo livre há um ano e meio, afirmou que já sentia confiança para o voo e, por isso, não se preocupou em avaliar as condições climáticas. "Foi uma sequência de erros", disse.

Após cerca de 50 minutos no ar, na noite dessa segunda-feira (26), o homem poderia ter pousado, mas preferiu continuar com o passeio. Acabou perdendo o controle do equipamento, que ficou avariado.

M. acionou o paraquedas de emergência, o que, segundo ele, é considerado um procedimento normal. "Só que eu fiquei sem dirigibilidade, a mercê do vento. Quando eu vi, desci em uma área de eucaliptos e fiquei preso", relata.

O local do acidente ficava afastado e foi necessário chamar um guindaste para fazer o resgate, já que as escadas disponibilizadas pelos bombeiros não alcançavam a vítima. Ele ficou preso a uma altura de 25 metros, o que equivale a um prédio de oito andares.

Apesar do susto, ele diz que pretende continuar praticando o esporte. "Valeu como aprendizado. Se estou admitindo o erro, é porque ganhei com a experiência e ficarei mais focado na segurança", alega.