Paraná decreta situação de emergência em 137 municípios por causa da seca
O Paraná decretou nesta segunda-feira (16) situação de emergência em 137 municípios paranaenses e anunciou medidas para apoiar os agricultores atingidos pela seca, que desde novembro do ano passado compromete a produção agrícola e o abastecimento de água nas regiões sudoeste, noroeste, centro-sul e oeste. As culturas mais atingidas foram milho, soja e feijão.
Serão aplicados R$ 21,5 milhões neste ano na instalação de 300 sistemas comunitários de fornecimento de água em várias regiões paranaenses. Outra medida para o abastecimento de água é a implantação de 140 abastecedouros comunitários, com a perfuração de poços artesianos, instalação de bombas e de reservatórios elevados para 10 mil litros.
A estimativa do governo é de que a estiagem tenha comprometido 11,5% da safra de verão do Paraná, que estava prevista para 22,1 milhões de toneladas, o que significa um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão.
O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Eliezer José Fontana, classificou a situação como emergencial e estimou perdas na área agrícola que variam de 20% a 70%, de acordo com a região. (*com AEN)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.