Topo

É o "retorno da paz", diz secretário baiano após desocupação da Assembleia

Do UOL, em Maceió

09/02/2012 09h02

O secretário de Comunicação da Bahia, Robson Almeida, afirmou na manhã desta quinta-feira (9) que a desocupação da Assembleia Legislativa pelos policiais militares em greve traz de volta a normalidade ao povo baiano. Segundo ele, a greve deve acabar nas próximas horas. 

“Hoje estamos em um momento menos tenso. A situação se volta ao caminho da normalidade, com o retorno das atividades normais. O dia marca início do retorno da paz, que é o que mais caracteriza o povo baiano”, disse o secretário, em entrevista à rádio Sociedade.

Segundo Almeida, as gravações obtidas pela inteligência da polícia baiana, com autorização da Justiça, que sugere que grevista incentiva vandalismo, foram decisivas para a decisão dos policiais. 

“Mais de 99% dos policiais são homens de bem, que trabalham com dignidade. E uma dúzia de pessoas, muitos deles não policiais aqui do Estado, colocaram esses homens e mulheres numa aventura muito perigosa. E agora foi tudo revelado. Esse líder que dizia defender os policiais, queria o bem da sociedade, tinha práticas nefastas e ameaçava com violência toda a população. Isso ficou de ensinamento desse processo”, afirmou.

O governo garantiu ainda a manutenção da proposta de reajuste e aplicação das gratificações. “Está garantido para todos os policiais os 6,5%, retroativo a janeiro, a GAP 4 a partir de novembro e, quando concluir a GAP, teremos a 5. O governo honra a palavra e não será punido o policial que fez manifestação ordeira. Os mandados de prisão serão cumpridos. A gente espera que associações oficializem hoje, que a comunicação seja feita a sociedade hoje, e a sociedade tenha a garantia que o acordo feito na mesa seja assinado”, declarou Almeida.

Desocupação

Os policiais militares em greve deixaram na manhã de hoje a  Assembleia Legislativa da Bahia, e dois líderes do movimento --Marco Prisco e Antônio Paulo Angeline-- deixaram o prédio pelos fundos, como parte do acordo para encerrar a ocupação, iniciada no dia 31 de janeiro. Eles foram levados para a sede da Polícia do Exército em Salvador. 

Desde a quarta-feira (8), estava proibida a entrada de água e comida no prédio por intermédio de amigos e familiares. A desocupação ocorre poucas horas depois de o "Jornal Nacional", da TV Globo, divulgar gravações telefônicas que indicam que Prisco incentivou atos de vandalismo no Estado.

Cerca de 500 homens do Exército e da Polícia Federal fizeram uma varredura no prédio da Assembleia logo após a saída dos grevistas, por volta de 7h20. Quatro helicópteros deram apoio à ação.