Topo

Filhote de dálmata é levado por ladrões durante assalto a clínica veterinária em Bauru (SP)

O pequeno Dudu, de 3 meses, estava passando por um tratamento nos olhos em uma clínica veterinária - Divulgação
O pequeno Dudu, de 3 meses, estava passando por um tratamento nos olhos em uma clínica veterinária Imagem: Divulgação

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

12/02/2012 15h07Atualizada em 12/02/2012 17h36

A polícia de Bauru (329 km de São Paulo) está à procura de dois ladrões que invadiram uma clínica veterinária na madrugada de sábado (11) e levaram um filhote de dálmata recém-operado. O cãozinho se chama Dudu e tem três meses de idade.

Segundo a veterinária Eliana Cristina Ribeiro, 46, dona da clínica, o animal sofre de uma doença congênita nos olhos e tinha acabado de passar pela primeira de uma série de cirurgias. “Ele precisa receber medicação e limpeza nos olhos com soro fisiológico de hora em hora. Estou desesperada”, afirma.

Segundo ela, a única pista até agora são imagens de câmeras de pet shops nos quais os criminosos tentaram vender objetos furtados de sua clínica, entre os quais roupas de cachorro. As imagens foram entregues à polícia neste domingo (12) para ajudar nas investigações.

De acordo com a veterinária, devido à doença, Dudu só enxerga vultos, além de ter os olhos menores do que o padrão. As cirurgias para melhorar a qualidade de vida do cão seriam realizadas em etapas.

A veterinária disse que os ladrões tiraram o colar, semelhante a um cone, que foi colocado em Dudu para impedir que ele coçasse os olhos. “Todo o trabalho feito pode estar perdido.” O período de recuperação do cãozinho seria de dez dias e acabaria na próxima sexta-feira (17).

Dudu mora na casa de uma tia dos donos porque não há espaço para ele no apartamento. “Minhas sobrinhas estão muito tristes. O Dudu é muito meigo e brincalhão”, afirma a diretora de escola Dulce Regina Purini, 49. Segundo ela, a família não pretende tomar medidas judiciais contra a veterinária. “Ela não tem culpa.”

Dulce disse que a família aceitou ficar com Dudu justamente porque ele tem o problema nos olhos. O cão foi doado por um criador de dálmatas quando tinha 45 dias de vida. “Estamos muito preocupados, porque o Dudu está passando por tratamento veterinário”, disse.