Topo

Ministro da Defesa confirma morte de dois militares brasileiros em incêndio em base na Antártida

Do UOL, em São Paulo

25/02/2012 19h09Atualizada em 25/02/2012 20h34

O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou hoje (25) a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica. O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.

“Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim.

A explosão deixou um ferido, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros. Em nota, a Marinha informou que ele não corre risco de morte. As famílias das vítimas e do militar ferido já foram avisadas.

Os 30 pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente, os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e o militar ferido foram transferidos para Punta Arenas, no Chile, onde serão recebidos por militares da Marinha Brasileira.

Um avião da FAB partiu na tarde deste sábado do Rio de Janeiro com destino ao Chile para resgatar os militares. Ele deve chegar à base chilena por volta das 3h deste domingo, no horário de Brasília. Segundo a Aeronáutica, a viagem de volta deve durar nove horas. A aeronave só deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira (27).

O incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz  aconteceu na madrugada deste sábado (25). Segundo a Marinha do Brasil, um incêndio na "praça de máquinas", local onde ficam os geradores de energia da base, causou uma explosão. O fogo destruiu toda a estação, de 2.600 metros quadrados.

Devido às condições meteorológicas adversas na região, o chefe da Estação e os integrantes do Grupo-Base, que permaneceram na base combatendo o incêndio, foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei.

"Assim que as condições meteorológicas permitirem, a MB, com apoio do navio “Lautaro”, da Armada do Chile, enviará uma equipe do Grupo-Base, liderada pelo Chefe da EACF, para avaliar os danos causados à estrutura da Estação", informa a Marinha. (Com Agência Brasil e EFE)