Topo

Tamanduá-mirim "entra pelo cano" de PVC e fica entalado em casa de Jaraguá (GO)

Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia

14/03/2012 13h24

Um tamanduá-mirim ficou preso dentro de um cano de PVC ao tentar sair de uma residência, em Jaraguá (143 km de Goiânia). Na tarde dessa terça-feira (13), o animal foi avistado pelo morador Augustinho Silva Couto, no quintal. Assustado, ele correu e acabou entalado.

Couto acionou o Corpo de Bombeiros às 17h40 pelo telefone de emergência. A equipe chegou ao bairro Vila Isaura cerca de 10 minutos depois do chamado. Em entrevista ao UOL, o capitão Thiago Abdala de Morais disse que o acidente com o animal chamou a atenção dos vizinhos, que se aglomeraram no local para vê-lo entalado no cano.

Morais afirmou que o resgate foi simples. Os integrantes da equipe dos Bombeiros empurraram o animal para a frente. O capitão explica que o cano de PVC era usado para o escoamento de água e tinha duas aberturas, pois fazia a ligação da garagem da casa com a calçada.

O tamanduá mirim é adulto e tem cerca de 30 centímetros. Sem ferimentos, ele foi colocado numa gaiola apropriada e solto no Parque Estadual da Serra de Jaraguá, ontem à noite.

O capitão explica que a escassez de alimentos e a destruição dos habitats naturais têm provocado a migração dos animais silvestres para as áreas urbanas.