Topo

Manutenção na linha 9 da CPTM vai fechar ciclovia na marginal Pinheiros aos domingos

Ciclovia da marginal Pinheiros vai fechar por nove domingos para manutenção da CPTM - Eduardo Knapp/Folhapress
Ciclovia da marginal Pinheiros vai fechar por nove domingos para manutenção da CPTM Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 18h00

As obras de modernização que vão interromper parte da operação da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por nove domingos, a partir do próximo dia 25, também vão fechar a ciclovia da marginal Pinheiros. De acordo com o presidente da companhia, Mario Bandeira, o objetivo é garantir "apoio logístico" às empresas envolvidas nas obras.

Segundo Bandeira, passam pela ciclovia, nos finais de semana, cerca de 6.000 ciclistas ao dia. “Sabemos que os cicloativistas ficarão chateados, mas isso é necessário”, resumiu. Ele afirmou que o fechamento da ciclofaixa valerá para o dia todo, nos quatro primeiros domingos, a partir do próximo, e para os demais, parcialmente, em cronograma a ser definido.

De acordo com a CPTM, há um contrato em vigência para instalação de 1.000 postes que permitem a operação da linha, dos quais um terço ainda não foi instalado. Até então, nas cerca de duas horas e meia que vinham sendo destinadas à manutenção, apenas quatro postes eram instalados por vez. Para os quatro domingos, com interrupção maior da circulação, a previsão é que todos os 300 restantes sejam instalados.
 
Passam pela linha 9 aos domingos cerca de 100 mil usuários --um quinto da demanda em dias de semana.