Topo

Em ação contra exploração sexual, Ministério do Turismo notifica mais de 2.000 sites

Do UOL, em São Paulo

27/03/2012 12h46

Cerca de 2.169 sites foram notificados por conteúdos considerados impróprios para a imagem do Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ministério do Turismo nesta terça-feira (27). Mais de 80% dessas páginas apresentavam, inclusive, apelo sexual ou sensual.

Dos sites com conteúdos irregulares, 1.100 foram ajustados ou retirados do ar, segundo o Ministério do Turismo, que desde o ano passado trabalha para identificar na web o uso equivocado de símbolos e programas de turismo.

O número de sites autuados, no entanto, representa apenas 5,5% da relação das 38.865 páginas analisadas pelo órgão em 2011. O Ministério do Turismo afirmou, no entanto, que vai intensificar o trabalho com outras instituições públicas para fortalecer o combate às práticas criminosas.

"A exploração sexual no turismo é crime, e os responsáveis devem ser punidos. O Ministério do Turismo está atento a essas fraudes na internet para definir estratégias com todo o governo federal e coibir ações que tentem dar uma conotação negativa ao nosso país", disse o ministro Gastão Vieira.

O balanço previa inicialmente identificar o uso indevido das marcas do MTur por sites de promoção do turismo. Mas, segundo o ministério, as pesquisas foram ampliadas com mais palavras-chaves e termos em vários idiomas.

Com a constatação de resultados com apelos sensuais e sexuais, a ação passou a envolver outros órgãos, como a Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e a Polícia Federal, para estabelecer um intercâmbio de informações que permita agilidade para coibir essas práticas. À PF, por exemplo, foram encaminhados todos os indícios de crimes detectados, especialmente contra crianças e adolescentes.