Topo

Choques matam uma pessoa a cada dois dias no Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 10h23

Apenas no Estado de São Paulo morre, em média, uma pessoa a cada dois dias em decorrência de descargas elétricas. Quase 95% das vítimas são homens, cerca de metade deles com idade entre 30 e 49 anos. O levantamento é da Secretaria Estadual de Saúde, que registrou 167 mortes em 2010.

Um supervisor médico da Secretaria, Gustavo Feriani, estima que a maior parte dos acidentes aconteça durante o trabalho em serviços de obra ou reparos muito próximos da rede elétrica. “Na grande maioria das vezes, são homens que fazem esse trabalho e, infelizmente, sem equipamentos de proteção”, explica.

Também houve um crescimento no número de internações por conta da exposição à corrente elétrica nos hospitais do Estado – foram 642 hospitalizações em 2008 e 1.031 em 2010. A maior parte das interações neste período foram em Piracicaba (2.104), São Paulo (457) e São Pedro (164), cidade localizada também na região de Piracicaba.

Segundo Ferriani, além da morte instantânea, as descargas elétricas podem causar várias complicações: “A vítima pode ter arritmia cardíaca grave causada pelo choque, destruição muscular grave, queimaduras de pele nas áreas de entrada e de saída da corrente elétrica pelo corpo e, tardiamente, insuficiência renal aguda”.