Prefeito de Uberaba afasta cinco por fraude em manutenção de ambulâncias

Renata Tavares
Do UOL em Uberlândia (MG)

O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), informou que afastou cinco servidores municipais que estão envolvidos no esquema de fraude nos serviços de manutenção em ambulâncias do município. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o grupo produziu, entre 2008 e 2010, falsos orçamentos de manutenção das ambulâncias da Secretaria da Saúde, documentos que juntos totalizam R$ 352.134,41.
 
Entre os afastados está o atual secretário de Saúde Valdemar Hial, três concursados e um contratado. O prefeito disse que ficou surpreso quando viu o nome do secretário envolvido. “Me surpreendi porque quem estava na apuração dos fatos, conforme foi pedido por mim, foi indicado como réu pelo Ministério Público. Decidi afastar todos antes mesmo de ser notificado”, disse.
 
O prefeito ainda disse que já havia detectado a irregularidade no final de 2009 e, por isso, em 2010 terceirizou o serviço. “Fizemos a sindicância interna e o Ministério Público se baseou nela para fazer o restante das apurações”. Para o prefeito, o caso é pontual. “Para se ter uma ideia, fiz 591 licitações no ano passado e não tive problemas”, afirmou.
 
A substituição dos servidores afastados, conforme o peemedebista, deve ser feita na próxima semana. “Ainda nem fui notificado da decisão, tudo aconteceu há 48 horas. Estou estudando ainda as substituições”, informou.

Esquema

Os empresários, de acordo com a denúncia do MP, eram convidados a executar os serviços de manutenção das ambulâncias e orientados a produzir falsos orçamentos de outras empresas, simulando uma pesquisa de preços. O falso levantamento de preços sempre apontava o valor da empresa convidada como o menor.
 
Se condenados, eles deverão ressarcir o dinheiro gasto a mais ao município de Uberaba, além de estarem sujeitos a multas, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público.

 

Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos