Topo

Filhote de jaguatirica capturado em cidade mineira deve ir para zoológico

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

16/04/2012 12h18

Um filhote de jaguatirica fêmea de aproximadamente 20 dias foi capturado na zona rural de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, na tarde deste sábado (14). O animal, foi encontrado por cortadores de cana em uma plantação, passou por avaliações médicas e está internado no Hospital Veterinário de Uberaba.

Segundo o médico veterinário Cláudio Yudi, a jaguatirica tem sido alimentada com uma mamadeira infantil com leite de gato e deve continuar sob observação. "O estado de saúde dela é excelente, mas ainda é muito pequena para conseguir sobreviver sozinha", disse. A mãe do animal, segundo o médico, não foi encontrada e pode ter sido morta. "Geralmente a mãe não deixa o filhote sozinho", ressaltou.

Assim que estiver maior, conforme o médico, a jaguatirica deve ser levada para o zoológico da cidade, para depois ser solta na natureza. "Quando fica no zoológico, o animal é domesticado e pode ser que não se adapte à natureza, mas tudo isso será avaliado também", conclui.

Outro caso

A jaguatirica “Guto”, como foi batizada pela equipe de policiais militares, bombeiros e profissionais do Hospital Veterinário de Uberaba foi solta na reserva ecológica Volta Grande em Uberaba na manhã desta segunda-feira (16). O médico veterinário Claudio Yudi contou que o animal foi capturado na quarta-feira (11) em uma fazenda às margens da BR-050, que liga Uberaba a Uberlândia, e estava em cima de uma árvore e bastante agressivo.

Segundo ele, Guto foi levado para a reserva sedado, mas acordou no meio do caminho. "A jaguatirica é agressiva naturalmente, mas ele estava extremamente agressivo. Conseguimos soltá-lo e agora ele volta para seu habitat natual", disse.

O animal foi capturado com lesões na pata esquerda, na coluna e a orelha cortada. Guto passou por exames e foi constatado que sua saúde estava em perfeitas condições. "Decidimos então soltá-lo porque não havia necessidade de acompanhamento médico", afirmou.