Topo

Argentino que passou mal em cruzeiro e foi regatado por helicóptero da Marinha recebe alta no RS

O turista argentino Juan Goldwaser, 76, é resgatado por um helicóptero da Marinha após passar mal - Divulgação/Marinha do Brasil
O turista argentino Juan Goldwaser, 76, é resgatado por um helicóptero da Marinha após passar mal Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2012 15h00Atualizada em 17/04/2012 21h02

O passageiro argentino de um transatlântico que viaja pela costa brasileira recebeu alta médica nesta terça-feira (17) após ter sido socorrido por um helicóptero da Marinha. O caso aconteceu na tarde de ontem próximo à praia de Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul.

O turista argentino Juan Goldwaser, 76, estava a bordo do navio MSC Opera, de bandeira panamenha, quando começou a se sentir mal. A aproximadamente 74 km da costa, o comandante da embarcação, Antonio Siviero, pediu socorro à Marinha em terra.

Por telefone, uma médica avaliou o quadro clínico do idoso, que estava com febre, sofria de edema pulmonar e pneumonia, e solicitou resgate.

Uma equipe do Serviço de Busca e Salvamento do Comando do 5º Distrito Naval, localizado em Rio Grande, se deslocou para o transatlântico. Goldwaser foi trazido ao continente por uma aeronave do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que pousou no Farol de Tramandaí.

Em terra firme, o paciente, sofrendo com dificuldade respiratória, foi levado de ambulância ao hospital do município. A operadora do cruzeiro não foi localizada para comentar o caso.

Conforme o capitão-de-corveta fuzileiro naval Lima Soares, piloto do helicóptero, a aeronave chegou ao navio com quatro tripulantes, entre eles um médico. “Como a embarcação não tinha heliporto, o médico desceu por um cabo e, posteriormente, retornou içado com o paciente em uma maca.”

O helicóptero é do modelo Esquilo Monoturbina Eurocopter AS50, usado em diversas atividades, de logística a resgates, e integra o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5).