Topo

Operação para desarticular milícia prende cinco em Magé (RJ)

Do UOL, em São Paulo

17/04/2012 10h00

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflarou nesta terça-feira (17) a Operação Roma, com o objetivo de cumprir sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão no município de Magé, no Rio de Janeiro. A operação segue em andamento e até o momento cinco mandados de prisão já foram cumpridos.

Segundo investigações prévias, os procurados fariam parte de uma milícia que atua na localidade de Fragoso, na região do município e seria liderada por um PM. O grupo é acusado de homicídios qualificados por motivo torpe, fútil e com impossibilidade de defesa da vítima. 

Ao todo, seis denúncias de homicídios foram apresentadas à justiça. O policial militar Vandro Lopes Gonçalves, apontado como o líder do grupo, foi denunciado três vezes, enquanto Marcelo Costa Teixeira quatro; Márcio Costa Teixeira, João Carlos de Castro Pinheiro e Daniel Faria dos Reis foram denunciados duas vezes cada um, e Evan Pacheco de Medeiros e Leandro de Almeida Ribeiro uma vez.

Em um dos crimes, cometido em 2009, o PM Vandro e os irmãos gêmeos Márcio Costa Teixeira e Marcelo Costa Teixeira mataram o jovem Joelson Carlos Suterio,em frente à casa da vítima, em Fragoso, em no município de Magé.

“Na ocasião agiram os denunciados em atividade típica de grupo de extermínio, e movidos por finalidade torpe, a saber, para satisfazer projeto de poder paralelo e influência política naquela área, localidade onde os denunciados agiam para implantar organização violenta, nos moldes de uma milícia armada, matando aqueles que pudessem representar ameaça aos fins do grupo ou aqueles cuja morte lhes fosse proveitosa, como o caso da vítima Joelson”, relata o texto da denúncia.

A operação conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) e a Subsecretaria de Inteligência (SSINTE).