Topo

Motorista de acidente que matou dois no RS diz que perdeu freio e cruzou pista para evitar colisão

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2012 15h49

O caminhoneiro João José de Araújo, 44 anos, envolvido no acidente que causou duas mortes na ERS-122, na serra gaúcha, nesta sexta-feira, disse em depoimento informal que, cinco quilômetros antes do local do acidente, percebeu problemas no caminhão.

Ao faltar freio e evitar uma colisão com um veículo que descia a serra na sua frente, o motorista relatou que puxou o volante para o lado, entrando na pista contrária e atingindo o carro em que viajavam os repórteres que morreram na nora.

Araújo foi autuado em flagrante por duplo homicídio e sete tentativas. Nesse momento, ele presta depoimento acompanhado de um advogado na delegacia de Farroupilha, na serra gaúcha.

Conforme a polícia, ele assumiu o risco de matar ao seguir trafegando com o veículo sem freios. Também foram encontrados na cabine do caminhão dois “rebites”, medicamentos controlados utilizados para tirar o sono.

Ainda não se sabe se o condutor dirigia sob efeito dessas substâncias no momento do acidente, que matou dois repórteres da TV Band. Conforme os policiais, ele está muito abalado.

Araújo saiu na quarta-feira (25) do interior de São Paulo com o caminhão carregado de laranjas. A carga tinha destino a cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí.

Ao entrar no Rio Grande do Sul nesta madrugada, ele fez sua última parada antes do acidente em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, perto de Santa Catarina.

O acidente

Um repórter e um cinegrafista morreram nesta sexta-feira e outras sete pessoas ficaram feridas no acidente envolvendo um caminhão e veículos que se deslocavam para cobrir uma operação policial no Rio Grande do Sul.

O acidente aconteceu por volta de 6h em um local da estrada RS-122 conhecido como "curva da morte". De acordo com o Comando Rodoviário da Polícia Militar, o acidente envolveu sete veículos: o caminhão carregado com laranjas, três viaturas policiais e três veículos da imprensa.