Topo

Rua de Curitiba é dividida em quatro faixas estreitas e atrapalha vida de motoristas

Para ultrapassar ônibus que ocupa quase duas faixas, carro precisa invadir pista contrária - Rafael Martins/UOL
Para ultrapassar ônibus que ocupa quase duas faixas, carro precisa invadir pista contrária Imagem: Rafael Martins/UOL

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

30/04/2012 06h00

A nova sinalização no asfalto da rua Jacarezinho, uma das principais das Mercês, bairro da zona oeste de Curitiba, desagradou aos motoristas e acabou tema de discussão na internet. A via, de cerca de dez metros de largura, foi dividida em quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.

O problema é que os vários ônibus que utilizam a rua diariamente são mais largos que as faixas, o que leva motoristas a terem de esperar atrás dos ônibus até que deixem a via ou a realizarem ultrapassagens proibidas, como flagrou a reportagem do UOL na última quinta-feira (26).

“Cada uma das quatro faixas têm 2,30 metros de largura, de acordo com a largura dos automóveis de passeio, que são a maioria do tráfego na rua”, disse o secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo.

“Com mais faixas, há mais fluidez para os carros, que são a maioria do tráfego. O objetivo foi dar prioridade à maioria. Outra opção seria fazer uma pista só, mas aí sobraria espaço”, afirmou Araújo. Pelo trecho de pouco menos de um quilômetro circulam linhas de ônibus, como a Inter 2, uma das de maior tráfego da cidade.

“Quando há ônibus, os carros seguem atrás, mas quando não há, usam as duas pistas, o que aumenta a fluidez do tráfego”, disse Araújo. “O Código Brasileiro de Trânsito não estabelece dimensão máxima ou mínima para as faixas de rolamento. Se na cidade circulassem apenas motocicletas, poderíamos dimensionar as faixas de acordo com o tamanho delas”, diz.

Especialista em planejamento urbano, o engenheiro civil Valter Fanini considera a decisão uma “medida extrema”. “A largura nunca deveria ser menor que 3,20 metros, que é o mínimo exigido em rodovias, principalmente quando há dois sentidos de tráfego, caso da rua Jacarezinho. Com isso, aumenta-se o risco de acidentes”, diz ele.

“Me parece uma tentativa de aumentar a capacidade da via, o que pode até ser positivo. Mas, nesse aspecto, deve se considerar que nenhuma das mudanças em andamento no sistema viário de Curitiba é capaz de fazer frente à quantidade de automóveis que entram em circulação todos os dias”, afirmou Fanini.

Operação Asfalto Novo

A nova pavimentação da rua Jacarezinho faz parte da operação Asfalto Novo, lançada no início do ano pela prefeitura. A proposta é asfaltar 950 ruas da cidade, num total de 597 quilômetros.