Topo

Niemeyer continua internado, mas está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos, diz hospital

O arquiteto Oscar Niemeyer visitou o Sambódromo, no Rio de Janeiro, no Carnaval de 2012 - Daniel Marenco/Folhapress
O arquiteto Oscar Niemeyer visitou o Sambódromo, no Rio de Janeiro, no Carnaval de 2012 Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/05/2012 16h43Atualizada em 03/05/2012 16h46

O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, continua internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o último boletim divulgado pelo hospital, Niemeyer apresenta quadro de pneumonia e desidratação. Seu estado é considerado estável, mas “inspira cuidados”. O arquiteto está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos.

Internado desde a noite de ontem, Niemeyer não tem previsão para receber alta. Um novo boletim deve ser divulgado apenas amanhã, segundo informações da assessoria de imprensa. "Ele é uma pessoa de muita idade, então precisa de muito cuidado", disse uma assessora do hospital.

Nos últimos anos, o arquiteto já passou por internações no mesmo hospital para ser submetido a cirurgias de retirada da vesícula e de um tumor no cólon, e também para tratar uma infecção urinária --na ocasião, ficou internado por 12 dias em abril de 2011.

Antes do Carnaval deste ano, o arquiteto visitou as obras do Sambódromo do Rio de Janeiro, que finalmente passou a ter o traçado original desenhado por ele há mais de 30 anos após a demolição de uma antiga cervejaria vizinha ao local.

Leia a íntegra do boletim médico

Boletim médico Oscar Niemeyer – 03.05.2012

Oscar Niemeyer, 104 anos, está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O paciente chegou ao hospital ontem (02.05.2012), no início da noite, com o quadro de infecção respiratória (pneumonia) e desidratação.

Segundo o médico Fernando Gjorup, depois de visita hoje, 03.05.12, o estado clínico do paciente é estável, mas inspira cuidados.

O paciente está na Unidade Intermediária (UI) e, no momento está recebe tratamento com antibiótico venoso e soro.

Oscar Niemeyer está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos.

A equipe médica que o acompanha emitirá um novo boletim em 24 horas.

Fernando Gjorup

Clínica Médica e Terapia Intensiva