Topo

Dois jovens são espancados em João Pessoa; entidade acredita em homofobia

Do UOL, em João Pessoa

14/05/2012 12h21

Dois jovens homossexuais foram espancados na madrugada desta segunda-feira (14) quando saíam de uma boate no centro de João Pessoa (PB). Eles foram surpreendidos por um grupo de homens que, sem nenhum diálogo, começou a espancá-los. Agressões a homossexuais são frequentes no centro da capital pessoense, segundo o presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira. Até o final da manhã de hoje, os agressores não tinham sido identificados pela polícia.

Os dois jovens, segundo Palmeira, não prestaram queixa na delegacia especializada. “Acredito que o caso não foi registrado porque a opção sexual deles pelo mesmo sexo não é assumida publicamente. Eles preferem ficar no anonimato, pois revelar a identidade poderia causar sérios constrangimentos”, declarou.

“É um problema recorrente que temos. Sabemos que há um grupo que tem o objetivo exclusivo de roubar e espancar gays”, declarou Palmeira. O problema já foi levado ao conhecimento da Polícia Militar da Paraíba. O presidente do MEL informou que no centro de João Pessoa há uma concentração de boates voltadas para o público homossexual, que se sente amedrontado com a violência, gerada pelo preconceito. Não há números oficiais sobre a quantidade de casos de agressão sofrida por homossexuais.

Segundo dados do movimento, nove homossexuais já foram mortos este ano na Paraíba.

“Pelos relatos que chegam à entidade, há grupos que ficam rondando o centro aos finais de semana com o intuito de roubar e espancar os gays. Os mais vulneráveis são os que precisam voltar para casa de transporte coletivo”, disse Palmeira.

A reivindicação da entidade é que o policiamento seja reforçado no centro de João Pessoa, para coibir os casos de agressão. “Vale lembrar que precisamos de um tratamento respeitoso como todos os demais cidadãos. Não é porque uma pessoa é homossexual que a violência pode ser admitida”, finalizou.