Topo

Colisão entre trens da linha vermelha do metrô de SP deixa mais de 30 feridos

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 10h47Atualizada em 16/05/2012 13h54

A colisão entre dois trens da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo deixou ao menos 33 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (16) entre as estações Penha e Carrão, na zona leste de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Com ferimentos considerados leves e médios, as vítimas foram encaminhadas a hospitais da região.  

Segundo relato de usuários que estavam nos trens, houve uma “aceleração inesperada” das composições e um “forte estrondo” antes de um trem bater na traseira do outro. O acidente foi às 9h50 no sentido Palmeiras/Barra Funda.  As causas do acidente ainda serão investigadas, e funcionários do Metrô estão inspecionando os trens.

Com o choque entre as composições, usuários acionaram o botão de emergência dos trens e deixaram os vagões pelas laterais. 

"Foi um desespero muito grande. Todo mundo estranhou o fato de o maquinista parar o metrô várias vezes e acelerar do nada", disse Ahlex Marlon. Segundo ele, o acidente fez com que todas as pessoas que estavam no último vagão caíssem no chão. O caso mais grave, segundo relato da testemunha, foi o de uma idosa que fraturou a perna e foi auxiliada pelos próprios passageiros. "Uma menina que estava sentada do meu lado acabou batendo o ombro no ferro de proteção. Ela chorava de dor."

Ao todo, são 23 veículos e 68 homens fazendo o atendimento no local. Os feridos são na maioria pessoas com fraturas nos membros inferiores, já que muitas caíram com o choque. No hospital Tatuapé, deram entrada pelo menos 20 vítimas. Já o hospital Villa Lobos recebeu apenas um homem de 56 anos, cuja identidade não foi revelada. Segundo os médicos, ele apresenta estado "moderado" e está em observação.

A Radial Leste está com duas faixas interditadas para facilitar o atendimento das equipes dos bombeiros e do Samu. O congestionamento no local supera os 5 km.

Em nota, a SPTrans informou que, com os problemas na linha 3, "todas as linhas de ônibus que circulam na Radial Leste estão seguindo direto até a estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão. A integração das linhas de ônibus com as estações do Metrô está suspensa devido a acidente entre trens nas proximidades da estação Carrão."

Também em nota, o Metrô informou que as causas do acidente estão sendo apuradas e que os usuários que se acidentaram na colisão estão sendo socorridos por agentes de segurança do Metrô, Corpo de Bombeiros e Samu. 

"Em razão deste acidente, a circulação dos trens na linha 3-Vermelha está sendo realizada somente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Tatuapé. Para atender os usuários no trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera, o Metrô acionou o serviço do PAESE e mantém integração gratuita com a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera", diz a nota.

Em 2009, um choque foi registrado em novembro quando duas composições colidiram durante a madrugada, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana, após o fim da operação comercial. Um funcionário ficou ferido na ocasião.