Topo

Polícia Civil cogita que falha técnica causou acidente no metrô de São Paulo

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 13h20Atualizada em 16/05/2012 13h42

O delegado titular da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), Valdir Rosa, afirmou na tarde desta quarta-feira (16) que eventual falha técnica é a hipótese mais provável para o acidente entre dois trens da linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo. Mais de 30 pessoas ficaram feridas com o choque entre as composições, segundo o Corpo de Bombeiros, entre as estações Carrão e Penha, zona leste da capital paulista.

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, também descartou que falha humana tenha causado o acidente.

Em entrevista ao UOL, o delegado afirmou que no inquérito que será instaurado pela Delpom serão ouvidos, além de funcionários do metrô, vítimas e passageiros que estavam nas composições no momento do acidente.

De acordo com o delegado, a colisão ocorreu quando um vagão que seguia no sentido Palmeiras/Barra Funda bateu em um vagão que estava parado aguardando a movimentação de outro trem, à frente. “O maquinista não conseguiu reduzir o suficiente e evitar a colisão, mas, pelo que vimos no local, foi um choque leve, com danos mínimos --mais o engate mesmo que se danificou”, afirmou.

Ainda conforme o delegado, as vítimas serão submetidas a exame de corpo de delito, e os trens serão periciados ainda nesta tarde. “Ainda não podemos dizer com certeza se foi falha humana ou falha técnica, mas, aparentemente, a causa mais provável é falha técnica”, resumiu Rosa, que disse ainda que, após a qualificação do tipo de caso a ser investigado, as vítimas serão ouvidas. “Mas queremos ouvir, principalmente, o maquinista que bateu”, antecipou.

O acidente

A colisão entre dois trens da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo deixou ao menos 33 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (16) entre as estações Carrão e Penha, na zona leste de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Elas foram encaminhadas a hospitais da região. Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informou que foram atendidos ao menos 20 feridos.

Em 2009, um choque foi registrado em novembro quando duas composições colidiram durante a madrugada, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana, após o fim da operação comercial. Um funcionário ficou ferido na ocasião.

A linha vermelha

A linha vermelha do metrô paulistano é a maior do sistema, com 22 km, e transporta diariamente cerca de 1,1 milhão de passageiros em duas úteis. Ela representa a maior demanda do sistema. Foi inaugurada em 1979, cinco anos depois do começo das atividades do metrô.