Topo

Secretário confirma que um dos trens que colidiram no metrô estava parado; serviço é normalizado

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 13h44Atualizada em 16/05/2012 16h13

Em entrevista coletiva após a colisão entre dois trens do metrô de São Paulo na manhã desta quarta-feira (16), o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, afirmou que um dos trens estava parado nos trilhos quando foi atingido pelo segundo. O acidente, que deixou mais de 30 feridos, aconteceu por volta das 9h50 entre as estações Penha e Carrão, no sentido Palmeiras/Barra Funda da linha 3-vermelha, na zona leste da capital.  

O serviço na estação Carrão, que estava fechada desde o acidente, foi normalizado por volta das 14h15. As causas da colisão ainda serão apuradas. Uma comissão de segurança do Metrô foi acionada e vistoria os trens. 

  • Arte UOL

    Mapa mostra o local do choque de trens na linha vermelha do metrô de São Paulo

Segundo Fernandes, ainda não há informação se o trem parado perto da estação estava em atividade ou não, e se transportava passageiros. O segundo trem estava entre 9 e 12 km/h antes de se chocar. Segundo relato do maquinista, ele não conseguiu frear a tempo. A secretaria descarta possibilidade de falha humana.

O delegado titular da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), Valdir Rosa, afirma que eventual falha técnica é a hipótese mais provável para o acidente. Em entrevista ao UOL, o delegado afirmou que no inquérito que será instaurado serão ouvidos, além de funcionários do metrô, vítimas e passageiros que estavam nas composições no momento do acidente.

O presidente do sindicato dos metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior, afirma que o maquinista relatou uma possível falha no trem já que, enquanto estava em movimento, o mecanismo emitiu um alerta de acelerar em vez de frear ao ter se aproximado da composição parada. O maquinista então operou o trem manualmente para freá-lo.