Topo

Niemeyer tem alta após 16 dias internado no Rio; família diz que arquiteto está "doido" para trabalhar

Do UOL, no Rio

18/05/2012 17h10Atualizada em 18/05/2012 18h17

O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, recebeu alta nesta sexta-feira (18) às 17h35 do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, onde estava internado há 16 dias para tratar um quadro de pneumonia e desidratação. Segundo a família, ele estava "doido" para deixar o local e voltar a trabalhar. Niemeyer saiu de ambulância.

Segundo o boletim médico divulgado hoje pela assessoria do hospital, o médico Fernando Gjorup avaliou o paciente, "que encontra-se em condições clínicas favoráveis para receber alta".

Niemeyer foi hospitalizado na noite do dia 2 deste mês e ficou dez dias sendo medicado com antibiótico venoso e soro. Durante todo o período, ele esteve lúcido e respirou sem a ajuda de aparelhos, segundo os boletins médicos divulgados pela assessoria do hospital.

O tratamento só foi suspenso no fim da semana passada após uma "pequena melhora na desidratação". No último sábado, Niemeyer foi transferido para o quarto do hospital, onde permaneceu em repouso e fazendo fisioterapia até hoje.

Segundo a família, Niemeyer quer participar do lançamento da nova edição da revista "Nosso Caminho", publicação trimestral criada por ele, no dia 24, e preparar a edição que será lançada em agosto. Além disso, ele é o responsável pelo projeto de uma casa de shows no Aterro do Flamengo (zona sul), contratado pelo grupo que administra a rede de churrascarias Porcão.

Em abril do ano passado, Niemeyer já havia ficado 12 dias no mesmo hospital para tratar uma infecção urinária. Também foi no Samaritano que o arquiteto foi submetido a cirurgias para retirar um cálculo na vesícula e um tumor no intestino em 2009.