Topo

Polícia Civil prende quatro pessoas envolvidas em arrastões a condomínios na zona sul de SP

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 18h20

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (24) quatro pessoas envolvidas nos roubos a condomínios ocorridos na Aclimação e Vila Clementino, zona sul da capital paulista. Integrantes da 4ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) descobriram que dois funcionários participaram do ataque.

Segundo o delegado Mauro Fachini, titular da 4ª Patrimônio, a doméstica Elenice Lopes do Nascimento, 38, e o porteiro Manoel Messias Antônio de Souza, 34, trabalhavam no condomínio da rua Jaci, na Vila Clementino, e mantinham amizade.

A invasão aconteceu na quarta-feira (23). “A empregada viu um cofre na casa da patroa. Achou que teria muito dinheiro. Tramou com o porteiro, que passou a informação para o responsável em articular um grupo para realizar o roubo”, explicou o Fachini.

A equipe também prendeu o ajudante Severino José de Lima Filho, o Nem, 29, responsável pelo planejamento do roubo. O delegado informou que Souza e Elenice tentaram atrapalhar as investigações fornecendo informações contraditórias no local do crime e durante os depoimentos. “Desconfiamos e os funcionários resolveram falar a verdade”, disse Fachini.

A troca de informações entre a equipe da 4ª Patrimônio e investigadores do 6ª DP (Cambuci) permitiu a prisão de Wagner José da Silva. Ele foi um dos invasores do prédio na rua Lacerda Franco, na Aclimação, ocorrido na terça-feira (22). A detenção aconteceu na zona leste.

Aumento de casos

Reportagem da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (25), a cada 11 dias um condomínio residencial é alvo de arrastão em São Paulo. Dados da Polícia Civil mostram que houve uma explosão de casos neste ano.

De 1º de janeiro até ontem, foram 13 arrastões, a mesma quantidade de ocorrências de todo o ano passado --até ontem, a Secretaria da Segurança contabilizava 12 casos em 2011, mas, após refazer os cálculos, concluiu ter havido 13.

Mantida a média, 2012 pode bater o recorde de 2010, quando houve 24 casos.