Topo

Mulher dá à luz, abandona bebê debaixo de viaduto e vai para o bar em Campinas

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

31/05/2012 12h30

Logo após dar à luz um menino na noite dessa quarta-feira (30), uma moradora de rua de 25 anos tentou fugir e abandoná-lo embaixo do Viaduto Miguel Cury, no centro de Campinas (95 km de São Paulo), mas foi encontrada pela Guarda Municipal minutos depois. A mulher, ainda não identificada, estava em um bar nas proximidades do local.

Ela e o filho foram encaminhados pelos guardas ao Hospital Mario Gatti, onde receberam os primeiros socorros. De lá, os dois foram levados para a maternidade da cidade. Na manhã desta quinta-feira (31), a diretoria da maternidade não soube informar o estado da criança, tampouco da mãe.

De acordo com o guarda Ivanildo Gomes Moraes, que foi chamado por outro morador de rua porque a mulher estava em trabalho de parto, a mãe acabou de dar à luz e deixou a criança abandonada, no chão do viaduto.

"Quando chegamos vimos a mãe, que havia acabado de ganhar o neném. Enquanto um colega pegou o bebê para enrolá-lo, ela saiu correndo para um bar, onde eu e um outro guarda conseguimos detê-la", disse Moraes. Segundo ele, a mãe teria usado drogas pouco antes do parto e estaria descontrolada. “No hospital, ela precisou ser dopada.”

“É bastante gratificante você ver a criança sadia, mesmo dentro das condições em que aquelas pessoas se encontram”, disse o guarda municipal Jefferson Anastácio, que socorreu o bebê e o levou ao hospital.

Os guardas ainda disseram que receberam ajuda de outros moradores de rua para socorrer o bebê. “Eles providenciaram inclusive cobertas para o bebê. Na hora, a gente fica meio perdido, sem saber o que fazer com aquele bebezinho tão indefeso no braço. É uma situação terrível, mas ao mesmo tempo, é bom saber que as pessoas se ajudam”, afirmou Moraes.

Agora, o Departamento de Assistência Social do hospital entrará em contato com a Vara da Infância e Juventude para que providências sejam tomadas em relação ao caso.