Topo

Sul tem frio intenso durante a noite; RS tem temperatura de -7°C

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2012 11h20Atualizada em 07/06/2012 14h27

A possibilidade de neve não se confirmou, mas o frio intenso, superior ao das últimas madrugadas, fez literalmente a água congelar em algumas localidades do sul do país. No Rio Grande do Sul, a temperatura mínima registrada foi de -7°C em Santa Rosa (495 quilômetros de Porto Alegre), no noroeste gaúcho, conforme a empresa de meteorologia MetSul. Já em Santa Catarina, o registro mais baixo foi feito em Urupema, na serra: -4,6°C, segundo dados da Epagri/Ciram.

Rio Grande do Sul

Durante o final da tarde e noite dessa quarta-feira (dia 6), a massa de ar polar, que provocou  neve em algumas províncias argentinas, ingressou em território gaúcho, provocando o amanhecer mais frio do Estado no ano, segundo o MetSul. Na maioria das regiões os termômetros marcaram menos que 5°C.

Na serra gaúcha, a mínima foi de -5,4°C em Farroupilha. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, fez -4,6°C. Já em Porto Alegre, os termômetros marcaram 1,9°C.

Em Alvorada, na região metropolitana, Antônio Geroni Oliveira da Silva, de 58 anos, foi encontrado morto na rua, sem marcas de ferimentos. A polícia suspeita que o homem tenha sofrido de hipotermia, o que ainda não foi comprovado.

Santa Catarina

Assim como a água congelou ao relento em Palmeira das Missões, no norte gaúcho, onde a temperatura foi de -3,9ºC, os catarinenses viram fenômeno parecido no Morro das Antenas, em Urupema, onde a vegetação ficou repleta de gelo, enquanto a mínima foi de -4,6°C. O menor registro dos termômetros em Florianópolis foi de 11,2°C.

Previsão

O tempo firme de sol durante toda a quinta-feira não deverá conseguir fazer com que as temperaturas subam muito. No RS, as máximas não devem passar dos 10°C, e variar entre 6°C e 8°C na serra. O frio permanece sobre a região sul até sábado, mantendo baixas as temperaturas no RS e em SC.