Topo

Avião que foi de Fernandinho Beira-Mar é doado pela Justiça ao governo do Paraná

Avião será usado em ações de segurança e saúde - Luiz Silveira/Agência CNJ
Avião será usado em ações de segurança e saúde Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

14/06/2012 12h32

O avião usado pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi entregue na tarde dessa quarta-feira (13) ao governo do Paraná. A aeronave, um Beechcraft Baron 58, foi doada a partir do programa Espaço Livre, de remoção de aviões sob custódia do Poder Judiciário.

O avião foi entregue pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), na base do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR), no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

O avião, que tem capacidade para seis pessoas (dois tripulantes e quatro passageiros) foi apreendido pela Polícia Federal em 2001, próximo a Cuiabá. Estava sendo utilizado para transportar 488,5 quilos de cocaína do Paraguai para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora a aeronave será usada em atividades nos municípios do interior, além de auxiliar o governo em ações de segurança pública e saúde, como o transporte de órgãos para transplante. O uso será compartilhado pelo Graer e pelos tribunais do Estado do Paraná.

Durante a cerimônia de entrega da aeronave, Beto Richa afirmou que essa é uma forma de descapitalizar o crime organizado e fortalecer o Estado, em benefício da população. “Aeronaves que antes serviam a atos ilícitos agora vão atender à sociedade, por exemplo, para o transporte de órgãos para transplante e de pessoas que necessitam de atendimento hospitalar urgente”, disse.

Esta é a quinta aeronave doada pelo Espaço Livre ao Judiciário brasileiro. Além do Paraná, já foram atendidos pelo programa os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Até o final deste ano, segundo a ministra Eliana Calmon, o Paraná deverá receber outros aviões recuperados do tráfico por meio do programa.