Topo

Irmã de Ângela Bismarchi tentou se matar dois dias antes de morrer, diz namorado

Fabio Leite

Do UOL, no Rio

17/06/2012 20h36

Em depoimento de três horas à polícia, Jolmar Wagner Alves Milato, 40, disse neste domingo (17) que a namorada Angelina Filgueiras dos Santos, 42, irmã de Ângela Bismarchi, já havia tentado suicídio cortando os pulsos dois dias antes de morrer com um disparo no próprio peito, na noite de sexta-feira (15), em sua casa, na região oceânica de Niterói (RJ).

Segundo o delegado da 81ª DP (Itaipu), Gabriel Ferrando, Milato confirmou todas as informações do primeiro depoimento, no sábado, acrescentando detalhes da briga na qual acabou matando o ex-marido de Angelina, o capitão reformado da Marinha Márcio Luiz Dias Fonseca, 48, com três tiros.

"Ela já apresentava um histórico de tentativa de suicídio, cortando os pulsos e ingerindo veneno, inclusive na última quarta-feira. Essa informação foi confirmada por familiares da Angelina", disse Ferrando, que vai indiciar Milato por homicídio doloso (quando há intenção de matar) ao término do inquérito.

Para o delegado, trata-se de "um clássico crime passional". "Ele (Fonseca) não aceitava o término do relacionamento. Há um histórico muito grave de ameaças, de que ele (Fonseca) ia acabar com a vida dos dois. Por isso ela tinha problemas psicológicos", relatou Ferrando.

Embora o depoimento de Milato tenha sido "bastante consistente e esclarecedor", o delegado disse aguardar os laudos periciais de balística, de pólvora e necrópsia para confrontá-los com a versão do namorado de Angelina.

"Cabe agora à polícia, nesse momento, apurar a compatibilidade do depoimento dele com os laudos periciais. Já pedi urgência, mas temos que aguardar. Caso eu entenda que haja uma incompatibilidade, vou pedir uma reprodução simulada dos fatos", afirmou o delegado.

Segundo Milato, o ex-marido de Angelina invadiu a casa dela armado. O fato foi confirmado pelo depoimento da filha adotiva de Angelina, que se escondeu no banheiro e ouviu os disparos. Os dois homens brigaram --o namorado ficou com hematomas no rosto, segundo o delegado-, e Angelina conseguiu pegar a arma.

De acordo com o relato do namorado, Angelina se matou porque os dois continuaram brigando. Na queda, a pistola 9mm que é da Marinha, disparou acidentalmente sem atingir ninguém. Milato pegou a arma do chão e disparou mais quatro vezes, sendo que três tiros atingiram o ex-marido.