Topo

Sobrinho de Beira-Mar é preso em blitz no Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

20/06/2012 13h21

A Polícia Rodoviária Federal prendeu no final da noite desta terça-feira (19) o sobrinho do traficante Fernandinho Beira-Mar. Jean Junior da Costa Oliveira, 22, foi parado pelos policiais em uma blitz próxima à Favela Beira Mar, na BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com a polícia, contra o suspeito existem dois mandados por roubo mediante grave ameaça ou violência à pessoa. Jean estava em um carro Fiesta quando foi abordado. O veículo estava com a documentação em dia, entretanto, os agentes da PRF desconfiaram do comportamento do suspeito e procuraram no sistema por antecedentes criminais, encontrando os dois mandados.

Encaminhado à 66ªDP (Piabetá), Jean se identificou na delegacia como sobrinho de Beira-Mar. A mãe de Jean, que é advogada, é irmã do líder da facção Comando Vermelho.  Segundo o delegado da distrital, Anderson Lajes, o suspeito limitou-se a dizer que é inocente das acusações.

De acordo com a PRF, participaram da ação policiais de diferentes estados em reforço de segurança nas estradas para a Rio+20.

Acusado de sequestro

Jean foi preso em agosto do ano passado acusado de participar do sequestro de ônibus da Viação Jurema na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio.  Ele foi levado por homens da polícia quando estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana. Chegou à 6ª DP (Cidade Nova) ainda usando a camisola hospitalar.

O assalto ao ônibus parou o centro da capital fluminense na noite do dia 9 de agosto de 2011. Quatro criminosos, um deles armados com uma granada, invadiram o coletivo provocando pânico entre os passageiros. O motorista conseguiu fugir e avisou do crime a policiais que passavam pelo local. Uma grande operação foi montada para a libertação dos reféns. Cerca de 50 agentes da PM, do Bope (Batalhão de Operações Policiais especiais) e do Batalhão de Choque isolaram a área.

Os bandidos tentaram fugir com o ônibus, mas os policiais deram tiros nos pneus impedindo a ação. Houve intenso tiroteio. Dois bandidos fugiram. Após uma hora e meia de intensa negociação, os outros dois bandidos que permaneceram no ônibus se entregaram. Segundo a perícia, mais de dez tiros foram disparados em direção à lataria do veículo. Cinco pessoas ficaram feridas.

Jean ficou preso por apenas três dias. A Justiça determinou a soltura do suspeito por falta de provas.  Para a decisão judicial pela soltura de Jean, pesou a ausência do flagrante e a falta de provas. Um dos advogados do sobrinho de Beira-Mar apresentou cópia de comprovante de atendimento ambulatorial em um hospital de Duque de Caxias no mesmo horário do assalto ao ônibus da Viação Jurema. Segundo o prontuário, a ida para uma outra unidade hospitalar foi recomendada pelo médico do hospital da Baixada por falta de cirurgião quando da entrada de Jean.