Topo

Chuvas voltam a causar transtornos, e capitais do Nordeste decretam estado de alerta

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

22/06/2012 14h32

Após um longo período de trégua, as chuvas voltaram a causar problemas e estragos em capitais do Nordeste. Nesta sexta-feira (22), primeiro dia do inverno, Natal está sendo castigada por um temporal que causa alagamentos em vários pontos da cidade. Nos últimos dias, Recife e João Pessoa também sofreram com transtornos e decretara situação de alerta.

Segundo a Defesa Civil de Natal, apesar da chuva não cessar desde às 3h, os canais e lagoas de captação não ameaçam transbordar. O coordenador do órgão, Irimar Matos do Nascimento, informou que 12 ocorrência foram informadas à Defesa Civil, entre alagamentos e abertura de crateras, mas nenhum sem mortes ou feridos. As autoridades estão em alerta máximo.

“Como a chuva não para desde a madrugada, estamos com muitos pontos de alagamentos. Toda equipe está nas ruas percorrendo áreas de risco, mas não registramos ainda deslizamentos de barreiras”, disse Nascimento.

De acordo com a Defesa Civil, um dos locais prejudicados com alagamentos provocados pela chuva é o Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como hospital Santa Catarina.

O hospital Santa Catarina é o segundo maior do Estado e fica localizado em uma área de desnível. Hoje, a água da chuva invadiu o estacionamento. Outro problema enfrentado no hospital é que parte do muro do hospital está encharcada e ameaça desabar.

Monitoramento

Quatro equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão de prontidão para tomar as devidas medidas emergenciais. Um grupo de engenheiros da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) do Rio Grande do Norte também está no local.

“Estamos com equipes de prontidão no local porque o medo da direção do hospital é que caso não pare de chover, parte da unidade possa sofrer alagamento. Fizemos a drenagem de parte da água retida e conseguimos tirar um grande volume acumulado, mas estamos, por precaução, de prontidão monitorando a área”, informou Nascimento.

Segundo a Defesa Civil, a prefeitura do Natal informou que na próxima segunda-feira (25) vai realizar a limpeza no terreno do hospital e em um terreno baldio que fica vizinho ao Santa Catarina para retirar o mato. Assim, em caso se chuva intensa, a água será escoada para a área com mais facilidade.

A chuva também vem causando transtornos no trânsito da capital potiguar. Motoristas reclamaram de congestionamentos ocasionados por ruas alagadas, como a BR 101 e a avenida Dr. João Medeiros Filho, conhecida como Estrada da Redinha, em Pajuçara.

A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal) informou que as chuvas também vão complicar os trabalhos de iluminação para os festejos juninos. “Devido à chuva, as solicitações de iluminação pública para os festejos juninos deste final de semana podem não ser totalmente atendidas”, informou o órgão.

Outras capitais

A chuva também causou estragos na Grande Recife. O aumento das chuvas levou o prefeito do Recife, João da Costa (PT), a decretar estado de alerta no Recife nesta quinta-feira (21). Foram suspensas as férias e licenças remuneradas dos servidores que integram o Programa Guarda-Chuva. A medida disponibiliza cerca de mil servidores e toda a estrutura municipal para atuar no combate aos efeitos das chuvas.

Segundo a prefeitura, 2012 já registrou 942 milímetros de chuva (cada milímetro corresponde a um litro de água por cada m²), quando o “índice mínimo” para saturação das barreiras é de 600 milímetros. Nessas condições, há risco de deslizamentos. Lonas estão sendo colocadas em várias barreiras.

Segundo a prefeitura, a Operação Inverno, lançada em fevereiro, tem orçamento de R$ 133 milhões, que serão investidos na atualização das áreas de risco da cidade, ações preventivas nos morros, limpeza dos 66 canais (foram retiradas 100 mil toneladas de lixo) e ampliação e modernização do atendimento da Defesa Civil.

Na noite do último dia 13, três pessoas morreram por conta das chuvas nas cidades da região metropolitana da capital pernambucana. No Cabo de Santo Agostinho, uma grávida de cinco meses e o seu filho, de um ano de idade, morreram após a residência onde moravam ser atingida por destroços arrastados pela água da chuva. Em Olinda, uma jovem de 19 anos foi morta soterrada dentro de casa.

Outra capital que sofreu com as chuvas esta semana foi João Pessoa. Na terça-feira, a cidade teve trânsito caótico e casas alagadas. Ao todo, 31 comunidades ribeirinhas estão em alerta por conta da chegada do período chuvoso.

Uma pessoa chegou a ser soterrada, por mais de uma hora, após deslizamento de uma barreira em uma área de risco, mas conseguiu sair com vida. Em 24 horas, choveu mais de 50% do total previsto para o mês de junho na cidade.

Previsão

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a faixa litorânea entre os Estados Sergipe e Rio Grande do Norte (que incluem ainda Alagoas, Paraíba e Pernambuco) registram muitas nuvens e chuva. Também há possibilidade de chuva no leste e nordeste da Bahia. Para a noite de véspera de São João, a previsão é que de sol, com poucas nuvens.