Topo

Operário morre atropelado por trem da CPTM; caso, divulgado hoje, ocorreu no dia da greve do transporte

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 17h41

Um trabalhador do Consórcio ICS, que presta serviços para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), morreu atropelado por um trem da linha 7-rubi enquanto fazia reparos na via entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato, na Grande São Paulo.

O acidente ocorreu no dia 23 de maio deste ano, dia da greve em parte da CPTM e no metrô paulistano, mas só foi confirmado pela CPTM e pelo consórcio, nesta terça (27), depois de o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana informar o UOL sobre o caso.

“Tentamos levantar informações com a CPTM, mais ou menos à época do acidente, mas até agora a companhia não nos respondeu. Para nós, isso mostra que queriam e ainda querem abafa o caso”, disse o consultor do sindicato, Rogério Centofanti.

Em nota, a CPTM informou que a vítima --cuja idade e nome não foram divulgados – trabalhava na obra de revestimento de um bueiro, no trecho entre as duas estações, “a cerca de 20 metros da via férrea”, quando “desrespeitou as normas de segurança e, sem qualquer comunicação prévia ao Centro de Controle Operacional (CCO), atravessou a cerquite (rede de segurança utilizada em obras para delimitação de área de trabalho) e adentrou a via férrea, sendo atingindo por uma composição que seguia no sentido Francisco Morato”.

Ainda de acordo com a CPTM, o Consórcio ICS abriu uma sindicância para apurar o caso e o repassou à delegacia de Francisco Morato, que investiga o caso. O delegado responsável pela investigação, segundo um funcionário, estava em atendimento médico e não foi localizado para comentar o assunto.

Também por meio de nota, o consórcio reforçou que o funcionário, o ajudante Michel Barbosa Ferreira da Silva, 20, "não estava autorizado a acessar a via férrea". Segundo o texto, o consórcio é responsável pela execução de serviços de fornecimento e instalação de via permanente e sistema de suprimento de energia na linha 7-rubi da CPTM.

Mortes no metrô

Na última sexta (22), dois operários de obras da linha 5-lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) morreram quando trabalhavam em um canteiro de obras da futura estação Eucaliptos, na zona sul da capital paulista, em frente ao shopping Ibirapuera. Eles foram esmagados por uma grua que caiu.

No acidente, morreram José Exerei Oliveira Silva, 39, e Antônio José Alves Ribeiro, 31. Outros operários que trabalhavam perto do local do acidente escaparam sem ser atingidos.

O Metrô abriu sindicância para investigar as causas do acidente, e a Polícia Civil está na tomada de depoimentos e de análise de um vídeo feito no local.

A linha 5-Lilás vai ligar Santo Amaro à Chácara Klabin e tem previsão de entrega para 2015.  O responsável pelas obras no trecho onde ocorreu o acidente é o consórcio Heleno Fonseca/Triunfo.