Topo

Polícia prende falso psicanalista que se passava por sobrinho de Silvio Santos no Maranhão

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

27/06/2012 16h37

A Polícia Civil do Maranhão prendeu em Imperatriz (617 km de São Luís) um homem acusado de se passar por psicanalista e sobrinho do empresário e apresentador Sílvio Santos. No interior do Maranhão, ele usava o nome falso de Yaacov Abravanel para conquistar pacientes.

A prisão de Leandro Roberto Carnicer de Moraes, 34, aconteceu nesta terça-feira (26), na clínica onde ele atuava ilegalmente. No momento da chegada dos policiais, o falso psicólogo atendia a um paciente. Com ele, foi apreendida uma carteira de identidade funcional falsa, onde era apontada a formação superior em curso de psicologia.

As investigações apontaram que o acusado estava tentando abrir mais clínicas nas cidades de Açailândia (550 km de São Luís) e Imperatriz. Denúncias apontaram ainda que, além de afirmar que era “sobrinho de Sílvio Santos”, ele tinha várias outras “ocupações”, como rabino e pregador. Ele estava havia três meses no interior maranhense.

Um mês de investigação

Segundo a polícia, Moraes era investigado havia um mês. As suspeitas surgiram após uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Açailândia, quando o acusado participou de encontro com representantes de entidades públicas e proprietários de bares, hotéis e motéis.

Na ocasião, o “sobrinho de Silvio Santos” se apresentou e participou do evento como diretor de um hotel da cidade, levantando suspeitas dos empresários locais.

Depois de receber a denúncia, a polícia passou a pesquisar informações sobre o homem e descobriu, após receber a Ficha de Cadastro Civil, que “Abravanel” se tratava, na verdade, do paulista Leandro Roberto Carnicer de Moraes, nascido em 16 de junho de 1978. 

Segundo a polícia, o acusado distribuía cartões de identificação profissional com o nome da clínica “Instituto de Psicanálise Clínica Freudiana Dr. Yaacov Abravanel”, com números de contatos e endereço do estabelecimento, no centro de Imperatriz. Após receber as informações, a delegacia de Açailândia pediu apoio ao Serviço de Inteligência de Imperatriz para investigar o caso.

Sem apoio do “tio”

A polícia fez buscas no veículo e no apartamento do acusado e encontrou vários outros objetos e documentos suspeitos, como um distintivo de Delegado de Polícia Civil, brasão com símbolos da polícia no para-brisa do carro, rádio de comunicação similar ao utilizado pela polícia e uma agenda em que constavam anotações sobre consultas dos pacientes.

Diante das provas, Moraesfoi autuado em flagrante pelo delegado Vital Rodrigues de Carvalho e vai responder pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato, uso indevido de marcas, logotipo, siglas, identificadores de órgãos ou entidades da administração pública e uso clandestino de equipamentos de telecomunicação.

Sem apoio do “tio”, o “sobrinho” de Silvio Santos está preso na Delegacia Regional de Imperatriz à disposição da Justiça.