Topo

Chuva causa alagamentos e interrompe serviço em estações de trem em Porto Alegre

Algumas estações de trem da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) deixaram de operar nesta sexta-feira (6) devido à chuva que atinge a cidade de Porto Alegre (RS) - Vinícius Costa/Futura Press/AE
Algumas estações de trem da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) deixaram de operar nesta sexta-feira (6) devido à chuva que atinge a cidade de Porto Alegre (RS) Imagem: Vinícius Costa/Futura Press/AE

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

06/07/2012 16h10Atualizada em 06/07/2012 18h00

A chuva que cai sem parar desde a noite dessa quinta-feira (5) sobre Porto Alegre ocasiona ao menos 16 pontos de alagamento pela cidade. Três estações do trensurb (metrô de superfície que liga a capital a cinco cidades da região metropolitana) estão fechadas devido ao acúmulo de água.

Em menos de 24 horas, o volume trazido pela precipitação sobre a capital (60 milímetros) já ultrapassa a média prevista para todo o mês de julho, segundo o Sistema Metroclima da prefeitura.

Até as 18h, a Trensurb mantinha interrompidas as atividades nas estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, todas em Porto Alegre. Dez ônibus foram destinados pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) para fazer o transporte da estação Farrapos até a Mercado. Não há previsão para a normalização do serviço, o que deve ocasionar grande transtorno no movimento de volta para casa nesta sexta-feira. A empresa não soube estimar o total de usuários afetados.

O alagamento é causado por problemas na casa de bombas da bacia rodoferroviária – equipamento localizado entre as estações Farrapos e São Pedro, que faz a drenagem da água. Não há previsão de retomada da circulação no trecho afetado. A EPTC já providenciou coletivos para fazer o transbordo dos passageiros do Trensurb.

Os pontos de alagamento se concentram especialmente na zona norte e no centro da cidade. Porém, na região sul também há transtornos, como o que ocorre na avenida Icaraí com a rua Coronel Claudino, que está totalmente bloqueada devido à ameaça de queda de um poste.

Conforme a EPTC, das 6h às 12h, foram atendidos 30 acidentes com danos materiais, dois com feridos e dois atropelamentos. Na avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, um Tempra capotou nessa manhã. Segundo o condutor, o veículo aquaplanou na via, colidiu com o canteiro central e virou. Ninguém se feriu.

Previsão do tempo

A chuva permanece sobre a região metropolitana nas próximas horas e também sobre o noroeste, o norte e o nordeste gaúchos. Haverá episódios de chuva forte e existe o risco de queda de barreiras na serra, segundo a MetSul.

Na metade sul do Estado,  o vento afasta as nuvens e o sol pode aparecer. Entretanto, as temperaturas caem. A mudança será sentida em todo o RS neste sábado, também com a chegada do frio intenso. Não estão descartadas geadas e temperaturas negativas, especialmente na fronteira com o Uruguai. O domingo deve ser de sol, mas as mínimas continuam próximas do 0ºC.