Topo

Seca deixa 184 das 224 cidades do Piauí em situação de emergência

Da Agência Brasil, em Brasília

11/07/2012 19h28

O governo federal reconheceu nesta quarta-feira (11) que mais 28 cidades do Piauí estão em estado de emergência. Até o momento, dos 224 municípios do Estado, 184 decretaram estado de emergência e 127 já tiveram essa situação reconhecida pelo Ministério da Integração.

Segundo Jerry Hebert, diretor da Defesa Civil do Piauí, o Ministério da Integração liberou cerca de R$ 15 milhões para o estado nordestino tomar medidas que amenizem os problemas causados pela seca, como o abastecimento de suprimentos e materiais em postos de saúde, o Bolsa Estiagem e a disponibilização de 130 carros-pipa, que atenderão 80 municípios. São Raimundo Nonato é a cidade mais prejudicada no Piauí.

Além dos municípios do Piauí, três municípios da Bahia, dois do Ceará, três do Maranhão, três de Minas Gerais, cinco de Pernambuco foram reconhecidos pelo governo federal como cidades em estado de emergência por causa da estiagem.

Duas cidades do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina também estão em estado de emergência atestado pela União.

No Paraná, a situação de emergência foi reconhecida em mais quatro municípios. Por causa das fortes chuvas no Estado durante o mês de junho, já são 147 municípios em situação de emergência, de um total de 399 cidades paranaenses. Ao todo, mais de 44 mil pessoas foram atingidas com as enchentes, o que resultou em 335 desalojados, 239 desabrigados e cinco pessoas doentes.