Topo

Marcha para Jesus deve levar 1 milhão à zona norte de São Paulo, estima PM

Do UOL, em São Paulo

14/07/2012 16h32Atualizada em 14/07/2012 17h48

Cerca de 1 milhão de pessoas devem participar neste sábado (14) da 20ª edição do evento evangélico Marcha para Jesus, em São Paulo (SP), segundo estimativa da Polícia Militar. A concentração dos participantes começou às 6h na praça da Luz, junto à avenida Tiradentes (sentido Centro, entre as ruas dos Bandeirantes e Mauá), e deve se estender até por volta de 21h30.

Ainda segundo estimativa da PM, por volta das 16h30 cerca de 300 mil pessoas assistiam aos shows de música gospel em palco montado na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Por conta do evento, a zona norte da capital paulista concentrava, na manhã e no começo da tarde, a maior lentidão no trânsito registrada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Já no meio da tarde, o trânsito deu uma trégua. De acordo com dados do órgão, por volta das 16h30 a região norte tinha 2 km de engarrafamento, o que equivale a 22% da lentidão em toda a cidade nas vias monitoradas pela CET, mas chegou a ficar com quase 80% na manhã de hoje. É também na zona norte que acontece hoje a Marcha para Jesus, com diversos bloqueios e interdições em ruas e avenidas.

A região leste tinha 3 km de lentidão, a central 2 km, a oeste 0 km e a zona sul apresentava 3 km.

Transporte coletivo

Em função do evento, a SPTrans alterou os itinerários de 25 linhas de ônibus que trafegam na região. A empresa recomenda informar-se sobre trajetos e linhas de ônibus pelo site www.sptrans.com.br/itinerarios/ ou telefone 156.

O Metrô também tem estratégia especial de operação: a frota de trens em circulação é semelhante a que opera num sábado típico, mas com reforço no número de trens extras das 7h até o final do evento.

Ao todo, 13 trens ficarão posicionados em pontos estratégicos das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, prontos para circular, sempre que houver necessidade operacional.

A ViaQuatro --consórcio que administra a linha 4-Amarela, também informou que organizou um esquema especial para orientar e direcionar o fluxo de pessoas nas estações. O foco principal é a estação Luz, que deve ser a mais movimentada, pela proximidade ao local do evento.

Além de reforçar a frota, o Metrô também aumentou o quadro de empregados e de seguranças nas estações mais próximas ao local do evento (Tiradentes, Carandiru e Santana). Nessas estações, foi montado um esquema de direcionamento de fluxo para facilitar o embarque e o desembarque dos usuários. Além disso, mensagens de som são usadas para orientar os participantes da Marcha.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou vias do Bom Retiro e de Santana desde as 21h desta sexta-feira (13) até às 3h do domingo (15).

Rua de SP se especializa em som gospel e moda evangélica

Bloqueios

- a avenida Tiradentes, sentido aeroporto, terá sua pista local interditada a partir das 6h, entre a rua dos Bandeirantes e a rua Mauá; e, a partir das 9h, bloqueio da pista expressa, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim;

- a pista central da avenida Santos Dumont, sentido praça Campos de Bagatelle, terá seu trânsito desviado para a pista local em direção à marginal Tietê (sentido Ayrton Senna) a partir das 9h30;

- o tráfego no sentido norte-sul será desviado pela avenida Brás Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à zona sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu. No sentido sul-norte, o motorista deve seguir pela pista local do eixo, até a avenida Tiradentes, rua Pedro Vicente e avenida Cruzeiro do Sul;

- o terminal Armênia será desativado no sábado (14) das 10h às 14h, e as linhas de ônibus serão desviadas para a ponte da Vila Guilherme, seguindo pela avenida Bom Jardim, ruas Araguaia, Canindé, Olarias e Pedro Vicente, e avenida Cruzeiro do Sul.

- a praça Heróis da FEB e a avenida Santos Dumont, ambos os sentidos, serão bloqueadas no trecho correspondente entre a avenida Brás Leme e a rua Santa Eulália das 22h de sexta (13) às 23h de sábado (14). No sábado (14), a partir das 6h, a área de bloqueio será ampliada até a praça Campo de Bagatelle; a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campo de Bagatelle e rua Professor Milton Rodrigues, também será bloqueada, das 9h30 às 15h, neste sábado (15).

Os ônibus deverão estacionar em locais pré-determinados da região central e no estacionamento na avenida Olavo Fontoura, 1500 A e B (estacionamento da Aeronáutica), em áreas permitidas.