Topo

Bope treina invasão a ônibus para combater possíveis crimes no "Ligeirão", no Rio

Policiais do Bope simulam ação contra assalto em ônibus durante visita ao BRT Transoeste, corredor expresso que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro - Márcia Foletto/Agência O Globo
Policiais do Bope simulam ação contra assalto em ônibus durante visita ao BRT Transoeste, corredor expresso que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro Imagem: Márcia Foletto/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

17/07/2012 18h44

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciou, nesta terça-feira (17), uma série de treinamentos para combater eventuais ações criminosas no sistema BRT Transoeste, conhecido popularmente como "Ligeirão" --corredor exclusivo de ônibus que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Os homens da divisão de elite da Polícia Militar simularam uma invasão a um dos veículos. Segundo a assessoria de comunicação do Bope, o treinamento contou ainda com a participação de agentes do Grupo de Resgate e Retomada (GRR), que é especializado em situações envolvendo manutenção de reféns.

Além do treinamento operacional, os policiais também foram apresentados ao centro de comando do BRT Transoeste, local no qual os técnicos coordenam todos o funcionamento do sistema, tais como horários de chegada e saída dos veículos, sentidos de tráfego etc.

O Ligeirão é tido como uma das principais apostas do governo municipal para modernizar a logística de mobilidade urbana na cidade, que já se prepara para receber os jogos da Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.

A Barra da Tijuca será um dos bairros com o maior fluxo de atividades e circulação de pessoas durante os Jogos Olímpicos. O Parque dos Atletas, por exemplo, que abrigará os esportistas participantes do evento, foi construído na Barra.

Os primeiros questionamentos referentes à segurança do Ligeirão surgiram depois que um homem armado rendeu uma funcionária da bilheteria da estação Alvorada, no dia 8 de julho, na Barra, e roubou R$ 300.

O criminoso se passou por um passageiro comum, tendo inclusive entrado na fila para adquirir a passagem.