Topo

Bope prende dois suspeitos de participação em atentado contra UPP no Rio e apreende um menor

Policiais do Bope reforçaram a segurança do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, após a PM ser morta - Antonio Scorza/AFP
Policiais do Bope reforçaram a segurança do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, após a PM ser morta Imagem: Antonio Scorza/AFP

Do UOL, no Rio

24/07/2012 14h06

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) prendeu dois suspeitos e apreendeu um menor durante as buscas desta terça-feira (24) na favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, onde criminosos atacaram a tiros, nesta segunda (23), o contêiner-sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local. A soldado da PM Fabiana Aparecida de Souza, 30, morreu no confronto.

Os dois adultos capturados durante a ação da tropa de elite da Polícia Militar têm antecedentes criminais, de acordo com informações passadas pela delegacia de Bonsucesso (21ª DP) ao Bope --eles são acusados de homicídio e eram considerados foragidos da Justiça.

O menor, por sua vez, foi localizado com ferimentos no pé, supostamente provocados durante o atentado contra a UPP. O suspeito recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, e posteriormente foi encaminhado ao distrito policial.

A Polícia Civil investiga se os dois presos e o menor apreendido efetivamente participaram da ação que culminou na morte da soldado Fabiana Aparecida de Souza. Ainda não há confirmação sobre o real envolvimento dos suspeitos.

Além das prisões, os homens do Bope apreenderam um artefato explosivo, uma capa de colete balístico, quantidade não informada de trouxinhas de maconha e farto material utilizada para endolar entorpecentes.

Colete era adequado, diz PM

O coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro (UPPs), coronel Rogério Seabra, afirmou que o colete à prova de balas utilizado pela soldado Fabiana Aparecida dos Santos, 30, era "o adequado para o exercício da polícia pacificadora".

Segundo o oficial, especialistas não recomendam a utilização da proteção balística resistente a fuzil (que pesa cerca de 20 kg) em "ações cotidianas".

"Especialistas indicam que o colete [cerca de dez quilos mais leve] utilizado pela soldado Fabiana, ontem, era o adequado para o exercício da polícia pacificadora. Coletes à prova de fuzil são usados por força tática em momento adequado. A ação de ontem foi a primeira vez que aconteceu [a morte de um militar em área de UPP]", afirmou o coronel.

Fabiana estava na PM havia pouco mais de um ano, era solteira e sem filhos. Ela foi a primeira policial militar morta em serviço em uma comunidade localizada em áreas atendidas por UPPs. De acordo com a PM, os pais da vítima já morreram e o parente mais próximo é uma irmã, também PM, cujo nome não foi divulgado pela corporação.

A irmã de Fabiana é lotada no 10º BPM (Barra do Piraí) e chegou nesta manhã ao Instituto Médico-Legal (IML) da capital fluminense para reclamar o corpo da vítima. Escoltada por colegas de farda, ela entrou e saiu do local sem falar com a imprensa.

O corpo da vítima será enterrado nesta quarta-feira (25), em Valença, na região sul fluminense, cidade natal de Fabiana.

Ajuda da população

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Seseg) divulgou nota oficial, nesta terça-feira (24), na qual convoca a população dos Complexos do Alemão e da Penha, e dos morros do Adeus e da Baiana, na zona norte do Rio, a colaborar com a Polícia Militar no decorrer das buscas pelos criminosos que atacaram a tiros, na noite desta segunda-feira (24), a sede da UPP Nova Brasília.

A PM também afirmou "lamentar profundamente" a morte da soldado Fabiana Aparecida dos Santos, 30, atingida por um tiro de fuzil durante confronto com os criminosos, supostamente traficantes de drogas. Segundo a Seseg, quaisquer informações que possam ajudar nas investigações devem devem ser passadas à polícia através do Disque-Denúncia. O telefone é (21) 2253-1177.

Em seu primeiro pronunciamento sobre o caso, a Secretaria de Segurança Pública afirmou ainda que as forças policiais não vão recuar em função do atentado que vitimou o primeiro policial militar em área de UPP. "O processo de pacificação seguirá seu curso previsto na região até que esteja consolidada a reconquista de território dessas comunidades, com sua devolução completa e pacífica à cidade do Rio de Janeiro", disse a Seseg.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) realizam nesta manhã buscas em comunidades do Complexo do Alemão. A divisão de elite da PM também está posicionada para reforçar a segurança juntamente com o Batalhão de Choque (BPChoque) e PMs dos batalhões da Maré (22º BPM) e de Olaria (16º BPM).

Há duas semanas, o Exército deixou a região após ocupá-la por 19 meses --desde a operação que garantiu a tomada do território, em novembro de 2010.

Apesar do clima de tensão nos Complexos da Penha e do Alemão, a Seseg confirmou que seguirá o calendário definido para a região e manteve a inauguração de mais duas UPPs na próxima semana: nas favelas da Vila Cruzeiro e do Parque Proletário. Em toda a capital fluminense, já são 25 unidades.

CONFIRA O MAPA DAS UPPS