Topo

Filhote de baleia albina é avistado no litoral de Santa Catarina

O filhote albino de baleia franca pode ser visto em Imbituba (SC), junto com a mãe - Leonardo Peters/Operadora Base Cangulo
O filhote albino de baleia franca pode ser visto em Imbituba (SC), junto com a mãe Imagem: Leonardo Peters/Operadora Base Cangulo

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

25/07/2012 15h53

Um filhote albino de baleia franca virou atração no litoral de Santa Catarina. O animal apareceu na semana passada na praia de Ibiraquera, em Garopaba, e desde esta terça-feira (24) pode ser visto junto com a mãe em Imbituba (90 km de Florianópolis).

Segundo o Projeto Baleia Franca, pela média registrada nos últimos anos, a cada 40 filhotes nascidos no litoral brasileiro, um é albino. Mesmo com esta denominação, o mamífero possui manchas negras e, com o passar do tempo, adquire uma coloração cinza escura.

Nesta época, as mães baleias precisam amamentar os bebês para que eles voltem fortes à região da Antártica.

Está previsto para esta quinta-feira (26) o primeiro de três sobrevoos para a contagem de baleias francas na Área de Preservação Ambiental (APA), que ocupa um total de 130 km de costa entre a Lagoinha do Leste, em Florianópolis, e Balneário Rincão, em Içara, no sul de Santa Catarina.

A observação de baleias francas vai até novembro, mas o auge acontece entre o fim de setembro e início de outubro. Na temporada passada, foram avistadas 172 baleias francas em sobrevoo pela APA, e a expectativa é de que este número seja superado este ano.