Topo

Mãe é suspeita de acorrentar filho hiperativo de nove anos em janela no interior de São Paulo

São Carlos está a 255 km de São Paulo - Arte/UOL
São Carlos está a 255 km de São Paulo Imagem: Arte/UOL

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

02/08/2012 11h41

A Polícia Civil de São Carlos (255 km de São Paulo) instaurou na noite desta quarta-feira (1º) um inquérito para investigar denúncia de maus-tratos de uma mãe a um menino de nove anos. 

A denúncia anônima dava conta de que Julie Laura Aparecida Luis, de 26 anos, teria agredido o filho e usado uma corrente para prendê-lo na janela de casa. O Conselho Tutelar e a Polícia Militar foram acionados para resgatar a criança.

De acordo com a Polícia Militar, o menino confirmou que há duas semanas ficava preso e disse ter sofrido violência física. “Ela prendia meu braço e colocava na janela. Ela também me batia de pau”, relatou a criança à polícia.

Os policiais que atenderam à ocorrência viram marcas de corrente no braço do menino, que mostrou onde a mãe teria escondido a corrente. “Quando chego da escola, almoço e depois ela me amarra. Ela só me solta quando minha avó está chegando”, disse a criança.

Procurada, Julie não quis atender à reportagem, mas afirmou à polícia que o filho tem problemas psicológicos e toma remédios para controlar a hiperatividade. Segundo ela, o menino já fugiu várias vezes de casa.

“A princípio ela negou tudo e disse que a criança estava inventando para poder ficar com o tio. Quando as correntes foram encontradas ela disse que se ela acorrentava era porque ele foge de casa e vai para a casa do tio”, informou a conselheira tutelar Adriana Azevedo.

Hiperatividade

Julie prestou depoimento e foi liberada porque não houve flagrante de cárcere privado. Durante as investigações, que devem durar 30 dias, a criança vai ficar na casa de parentes.

A delegada Denise Gobbi Szakal, que investiga o caso, disse que vai tratar do caso com cautela porque, segundo ela, parece que há uma briga familiar pela guarda do menino. “Ninguém viu a criança acorrentada.Vamos apurar tudo com muito cuidado porque o garoto é hiperativo e faz tratamento com neuropediatra e psicóloga”, disse a delegada.

“Além disso, a criança diz o tempo todo que quer morar com o tio porque na casa dele pode ficar à vontade e fazer tudo o que quer. Então, temos que checar tudo. Vou fazer diligências, ouvir vizinhos e outros parentes para não cometer nenhum erro.”

Se for confirmada a denúncia de cárcere privado e maus-tratos, a mãe poderá perder a guarda do filho e pegar até sete anos de prisão.