Topo

Servidores constroem canil para abrigar cães na sede do Detran em Porto Alegre

Cão adotado por funcionários do Detran-RS ganha casa de alvenaria na sede do órgão - Lucas Azevedo/UOL
Cão adotado por funcionários do Detran-RS ganha casa de alvenaria na sede do órgão Imagem: Lucas Azevedo/UOL

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2012 19h14

Funcionários do Detran-RS construíram um abrigo de alvenaria para cães que vivem nas dependências do departamento de trânsito, na região central de Porto Alegre. Além disso, os servidores também bancam a alimentação dos três cachorros, chamados de Lady, Priscila e Beiçola.

O novo dormitório fica em um canto do grande pátio do complexo, entre duas construções e árvores, alheio aos olhares de visitantes. Durante o dia, eles passeiam pelo gramado, brincam entre si e com os servidores.

“A mais velha, a Lady, já deve estar aqui há uns dez anos. Os outros vieram depois e estão bem integrados”, disse a servidora do Detran Rosângela Gonçalves.

Uma das mais atuantes do grupo que adotou os vira-latas, ela conta que nem sempre a convivência com os humanos foi tranquila. “Tivemos problema numa época em que havia mais cães. Depois de diversas reclamações, tivemos que doá-los. A Lady levei pessoalmente a um abrigo. Mas, para a minha surpresa, passado o final de semana, encontrei ela de volta aqui.”

A cadela andou cerca de 27 quilômetros para regressar ao lugar que adotou como casa, já que a entidade de apoio aos animais na qual ela foi deixada fica na cidade vizinha de Alvorada.